A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve cerca de 406 escolas tocantinenses inscritas no ano de 2019. Ao todo, 145.022 estudantes da rede estadual irão fazer a primeira fase da prova, no dia 21 de maio. Eles são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estão matriculados. No nível 1, participam alunos de 6º ou 7º ano do ensino fundamental; no nível 2, participam os de 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e no nível 3, estudantes de ensino médio. Participam também os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na 1ª fase será aplicada uma prova objetiva, com vinte questões, diferenciadas pelos níveis em cada escola inscrita. Já a 2ª fase consiste em uma prova discursiva, que contém seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela Obmep. Participam dessa fase apenas os alunos classificados segundo os critérios do Regulamento da Olimpíada.

William Carlos de Sousa, um dos coordenadores regionais da olimpíada, disse que a Obmep é uma janela para o futuro. “A olimpíada promove não apenas o ensino de matemática nas escolas, como também é referência para a seleção de estudantes em programas científicos, a exemplo do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr), no qual os alunos premiados têm acesso a aulas em polos criados em todo o país e, com isso, podem expandir o conhecimento sobre matemática”, frisou.

Muitos estudantes tocantinenses já foram beneficiados pela Obmep. Um deles é o estudante Tácio Araújo Sales, da Escola Estadual Meira Matos, em Aparecida do Rio Negro, que ganhou medalha de prata em 2018, quando cursava a 1ª série do ensino médio. Ele se preparou para as provas estudando em casa, com o auxílio de provas antigas e apoio da escola. Além de medalha de prata, ele ganhou uma bolsa do Programa de Iniciação Científica e estuda on-line. “A bolsa que ganhei me dá a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos na matemática, com ajuda de professores e estudantes universitários. Isso me fez ter vontade de querer cursar engenharia quando concluir o ensino médio”, destacou.

No Tocantins, em 2018, 348 alunos foram premiados. No ano passado, os alunos do Estado conquistaram uma medalha de ouro, oito medalhas de prata, 65 de bronze, além de 274 certificados de Menção Honrosa.

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é dirigida às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Serão concedidas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796