As olheiras são popularmente conhecidas pelas manchas arroxeadas que provocam na região dos olhos. Porém, existem diferentes tipos de olheiras e vários fatores que podem provocá-las além de uma noite de sono ruim. Sofre com olheiras, já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer?

AFINAL, O QUE SÃO OLHEIRAS E POR QUE ELAS APARECEM?

As olheiras têm sim como característica o pigmento mais arroxeado na pálpebra inferior, mas, segundo a dermatologista Karla Lessa, podem ser mais do que isso. “Elas podem ter origem vascular, pela deposição de pigmento ou por características genéticas, pela anatomia da área dos olhos de cada indivíduo, que pode ser mais profunda, gerando uma sombra no local”. Uma das principais causas é a genética, mas os hábitos que adquirimos ao longo do dia também são responsáveis pelo surgimento das olheiras. Dormir mal é um deles!

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE OLHEIRAS. SAIBA COMO IDENTIFICAR!

As olheiras podem ser classificadas em três diferentes níveis diferentes. O primeiro é o aspecto mais enrugado e flácido na região das pálpebras, comum com o passar dos anos, que provocam as famosas bolsas embaixo dos olhos. Outro tipo comum é aquele em que há uma pigmentação extra no local, que pode estar relacionado até mesmo a alergias. “Pacientes de pele morena ou ainda aqueles que possuam alergia respiratória severa costumam apresentar escurecimento da pele da pálpebra. Noites mal dormidas podem piorar este efeito”, explica a profissional. Por fim, os sulcos profundos são o tipo mais evidente de olheiras. “O aspecto de olheiras fundas, em geral, é genético, mas pode surgir ou agravar com a redução de gordura da região malar, responsável pela sustentação do sulco lacrimal. O emagrecimento excessivo e insônia podem carregar ainda mais o visual”.

O QUE FAZER PARA CUIDAR DAS OLHEIRAS E MINIMIZAR O ASPECTO CANSADO?

Para quem está perdendo o sono e quer saber como ficar com a aparência mais descansada, alguns cuidados podem ajudar. Compressas geladas com chá de camomila são ótimas para clarear e desinchar a região. Além disso, hidratar o corpo com, pelo menos, 2 litros de água e usar água termal deixam o rosto mais hidratado e com menos olheiras. Ah, as rodelas de pepino geladinhas não são papo furado, não! “O gelo provoca vasoconstrição, levando a uma maior tonicidade dos vasos locais, e o pepino contém outros tipos de flavonóides que são importantes para ajudar a melhorar a flacidez da região dos olhos”, revela Karla.

 

APOSTE NOS TRATAMENTOS PARA CUIDAR DAS OLHEIRAS

De acordo com a dermatologista, em casos de olheiras com bolsas, o tratamento cirúrgico é a melhor opção. Já as pigmentadas podem ser tratadas com cremes formulados com ativos específicos. Para quem tem sulcos profundos, o preenchimento com ácido hialurônico é muito eficiente. “Para um tratamento eficaz da região das olheiras, é preciso também considerar a profundidade, a presença de bolsas e a “causa base” da pigmentação local (melanina, hemossiderina ou olheiras vasculares). Seu dermatologista vai avaliar o seu tipo de olheira, seu tipo de pele e te orientar o melhor tratamento!”, finaliza.

Foto: Google reprodução

Fonte: Purepeople