Com apenas um mês à frente do Governo do Estado, Mauro Carlesse já deu início ao Opera Tocantins, um mutirão que visa zerar a fila por cirurgias eletivas nos hospitais públicos do Tocantins. Neste último fim de semana, algumas cirurgias de cabeça e pescoço já foram realizadas no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Para viabilizar o Opera Tocantins, o governador Mauro Carlesse priorizou o pagamento de R$ 9 milhões aos profissionais das equipes médicas e outros R$ 12 milhões estão sendo pagos aos fornecedores de medicamentos, insumos que garantem o abastecimento do estoque regulador e também dos serviços essenciais que asseguram o funcionamento da estrutura da Saúde.

“Realizando esses pagamentos a gente viabiliza o mutirão de cirurgia e resgata a credibilidade do Governo com os profissionais das equipes médicas e com os fornecedores. Nosso objetivo é zerar essa fila, isso é priorizar a Saúde de verdade”, afirmou Mauro Carlesse.

Adesão dos municípios

Ao todo são 5.547 cirurgias que o Opera Tocantins realizará. É necessário que os municípios façam a adesão ao mutirão, apoiando no encaminhamento dos pacientes, já regulados, às unidades hospitalares do Estado.

O prazo para essa adesão dos municípios depende do alinhamento e da manifestação de cada gestor. Os pacientes regulados estão sendo chamados para os procedimentos pré-operatórios, de acordo com cada especialidade e sua logística.

Em Palmas, o HGP realizou as primeiras cirurgias já neste fim de semana, na especialidade de cabeça e pescoço. Três pacientes já foram atendidos. No decorrer desta semana 40 cirurgias ortopédicas estão aptas a serem realizadas no Hospital Regional de Porto Nacional.

De acordo com as adesões dos municípios, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponibilizará a estrutura para a operacionalização dos procedimentos. Por tratarem de cirurgias eletivas, o cronograma de atendimento seguirá o fluxo previsto pelo sistema de regulação, que atende a critérios estabelecidos pelas avaliações clínicas.