Os vereadores José do Lago Folha (PSD), Major Negreiros (PSB) e Rogério Freitas (MDB) são alvos da segunda fase da operação Jogo Limpo, da Polícia Civil, que investiga um desvio de R$ 7 milhões da Prefeitura de Palmas.

De acordo com informações, a quantia teria sido retirada da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes) e da Secretaria de Governo e Relações Institucionais da capital. Estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão temporária e 31 de busca e apreensão, nesta sexta-feira, 03.

As investigações apontam que o dinheiro teria sido usado para financiar campanhas eleitorais em 2013 e 2014. A verba seria destinada para projetos sociais e de incentivo ao esporte.

Conforme a Polícia Civil, os mandados de prisão são contra empresários, servidores públicos e políticos. As prisões e buscas estão sendo realizadas em Palmas, Goiânia, Fortaleza do Tabocão e Aparecida do Rio Negro. Equipes também estão na Câmara Municipal de Palmas nesta manhã para fazer buscas.

Ainda segundo a Polícia Civil, empresas fantasmas emitiam notas fiscais frias para justificar despesas e serviços não realizados na prestação de contas dos convênios, sendo que os valores recebidos eram desviados para servidores públicos, presidentes de entidades, empresários e agentes políticos.

A A operação é feita pela Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública e conta com o apoio de 40 delegados e mais de 110 policiais civis.

Operação Jogo Limpo

A primeira fase da operação foi realizada em fevereiro deste ano contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro. O crime era praticado por meio de entidades sem fins lucrativos e empresas fantasmas, conforme as investigações. Ao todo, 10 federações e Organizações Não Governamentais (ONG) podem estar envolvidas, além de quatro empresas.

Na época, os policiais cumpriram 24 mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão em Palmas e em mais quatro cidades do Tocantins: Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Paranã e Miracema.