Pacientes que já tiveram câncer e que estão fazendo consultas de rotina podem enviar exames de imagem para avaliação médica remota via aplicativos de mensagens para a Oncoradium, empresa responsável pelo atendimento oncológico via SUS no Hospital Regional de Araguaína.

Os exames laboratoriais são colhidos dentro da própria ala de quimioterapia da unidade, portanto o resultado é enviado direto para o prontuário do paciente.

A medida foi implantada desde que as primeiras recomendações para evitar a aglomeração de pessoas foram feitas pelos órgãos públicos de saúde.

“Pacientes oncológicos fazem parte do grupo de risco da COVID-19, uma vez que o sistema imunológico fica comprometido em função do tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Caso sejam infectados, o quadro pode se tornar severo com maior facilidade. Além disso, muitos pacientes já curados, que fazem apenas consultas de rotina, têm outras comorbidades que também são fatores de risco para uma infecção grave pelo novo coronavírus. Portanto estes pacientes de seguimento de rotina devem ir à consulta somente se estiverem com sintomas suspeitos de recidiva do câncer ou se for detectada alteração nos exames enviados”, explica a médica oncologista clínica, Ariana Luz.

Os atendimentos por Tele-Medicina estão respaldados pelo Conselho Federal de Medicina em caráter de urgência para enfrentamento da pandemia.

Como acontece

O Serviço Social da Oncoradium entra em contato com os pacientes e pede o envio dos exames para um número institucional.

“O médico avalia os exames e, de acordo com as informações contidas no prontuário, decide se o paciente deve vir em consulta durante a pandemia ou se poderá aguardar. Se o médico avaliar que a consulta presencial não é necessária, é feito um novo agendamento dentro de um prazo de três meses. Além de evitar a exposição do próprio paciente, a iniciativa também assegura um fluxo menor de pessoas no centro de tratamento, já que muitos vêm de fora do Estado e com acompanhantes”, conta Michelle Freitas, Assistente Social da Oncoradium, em Araguaína.

Tratamento não pode parar

Ariana reforça que os tratamentos contra o câncer não devem ser interrompidos em nenhuma hipótese, mesmo diante das restrições. Por isso a Oncoradium está tomando todas as medidas necessárias para garantir o distanciamento social durante os atendimentos, além de oferecer álcool em gel aos paciente, distribuir máscaras de pano reutilizáveis, entre outras orientações.

“Pacientes em quimioterapia precisam seguir à risca as sessões e as consultas, que estão acontecendo normalmente. E os que fazem hormonioterapia, que é um tratamento oral, se estiverem se sentindo bem, não precisam comparecer à consulta, podem mandar os exames por mensagem e podem enviar alguém para buscar os comprimidos”, reforça a médica oncologista.

Fonte: Singular Comunicação
Foto: Oncoradium Araguaína

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#TratamentoContraOCâncer