Foto – Divulgação

Garantir a oferta do primeiro documento civil de direito do cidadão ou cidadã, de forma gratuita, logo após o seu nascimento. Este será o benefício que os usuários do Hospital Regional de Gurupi (HRG) terão, após a assinatura do convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, daquela cidade. A parceria foi firmada nesta sexta-feira, 03.

Para a diretora geral do HRG, Cristiane Uchoa, “essa parceria facilitará a vida de todos os envolvidos. Pensamos na comodidade das famílias que não precisarão se deslocar até o cartório e o zelo pelo recém-nascido e sua segurança que irá adquirir cidadania imediata. Pensamos também no cuidado com as famílias nos casos de natimorto e de óbito ocorrido antes da alta hospitalar”, afirmou.

Ainda segundo a diretora, o serviço deve começar a funcionar a partir da próxima semana. “A assinatura foi o primeiro passo, mas já estamos com tudo encaminhado para os trabalhos começarem na próxima semana.  Isso irá fortalecer cada dia mais o vínculo com essas famílias”, destacou.

Como funcionará

O registro de nascimento na maternidade será emitido a partir da apresentação da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo médico responsável pelo parto; junto com a certidão de casamento dos pais (se forem casados) ou a certidão de nascimento de cada um deles (se forem solteiros). O documento será entregue imediatamente.

Fonte – Ascom SES-TO