Palestra ” Falar é a melhor solução” de Ricardo Ribeirinha, aborda suicídio e lota teatro em MG

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 15/08/2019

Última atualização em 26/08/2019 10:45

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

“O enfrentamento a um mal que vem crescendo no seio da juventude brasileira deve começar por um ato de coragem e responsabilidade: o diálogo. Por isso, o Brasil precisar falar sobre o suicídio”. A mensagem foi dada pelo palestrante motivacional, Ricardo Ribeirinha, da Recriar Vida Consultoria e Gestao, a um teatro lotado no Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, na última quarta-feira. Com a palestra “Falar é a Melhor Solução”, Ribeirinha fez um apelo aos pais, jovens, profissionais de educação, assistência e saúde para que não assistam ao crescimento dessa epidemia no país de braços cruzados.

Mais de 800 pessoas acompanharam a história do jovem que saiu da periferia de São Paulo e percorreu o mundo transformando vidas por meio de palestras, rodas de conversa, workshops, capacitações e cursos de formação pedagógica e instrumentalização psicológica.
Nas ações que desenvolve pelo país e nos projetos que participou no Brasil e em outros 19 países, o palestrante comprovou a estreita ligação de problemas como as drogas, o alcoolismo e outras mazelas que colocam as pessoas em situação de vulnerabilidade social com o drama do suicídio.

Na atividade realizada na cidade mineira conhecida como o “Vale da Tecnologia”, como parte do programa “Cidade Educ-Ativa”, da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, Ricardo Ribeirinha deixou claro que embora não seja especialista no assunto, viveu experiências ao longo de 25 anos de atividades educacionais que permitem afirmar que a omissão diante dos problemas emocionais e o menosprezo aos conflitos pessoais, em especial das crianças e adolescentes, estão pavimentando o agravamento do quadro social e os recentes números de pesquisas divulgadas pela imprensa sobre o suicidio no Brasil atestam isso. “Enquanto os números caem no mundo, aqui no nosso país, os casos aumentam, principalmente entre a juventude. E basta percorrer as escolas, conversar com alunos, pais e professores pra gente levantar inúmeros fatores que estão somando pra isso”, destacou.

O palestrante lembrou de situações que ocorreram durante sua trajetória pessoal e também ouviu relatos do público que esteve presente no evento. Para ele, não existe solução milagrosa pra acabar com os casos de suicidio e muito menos reduzir a incidência de drogas ente os jovens, os índices de evasão escolar, as ocorrências de gravidez na adolescência e outros, “mas uma coisa é certa, se não sentarmos pra discutir esses assuntos podemos nos preparar: o que já assusta a gente pode chocar nossa sociedade ainda mais”, afirmou.

A Recriar Vida promove palestras, seminários, capacitações e eventos em uma perspectiva de redirecionamento de ações, abordagens em relação aos diversos problemas enfrentados como o uso de drogas, gravidez na adolescência, violência escolar, ideação suicida, alto mutilação, evasão escolar, prostituição infantil e depressão em escolas públicas do Brasil. Em Santa Rita, a empresa vai executar o projeto “Recriar Vidas”, que capacita educadores e profissionais de saúde e assistência. Mas ainda este ano está prevista a realização de ações em mais quatro estados da federação.

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]