Nesta quinta-feira, 06, o projeto Criar – Cidades Criativas será apresentado na região Norte de Capital. Iniciativa da Fundação João Mangabeira (FJM), o projeto busca conhecer, promover, capacitar e fomentar os arranjos sócioprodutivos locais de economia criativa. “Vamos favorecer a autonomia e o empoderamento de moradores e empreendedores da região Norte” detalhou o diretor de Estudos e Pesquisas da FJM, Carlos Amastha, que também é coordenador do projeto.
A capital do Tocantins é a primeira cidade do país a receber o projeto Criar. Na região Norte o encontro será realizado na 607 Norte, Alameda 17, na panificadora e mercearia Dois Irmãos.
Projeto Criar
No primeiro encontro com a comunidade são identificados pessoas ou grupo de pessoas que têm algum ideia de negócio ou um negócio em andamento. Posteriormente eles vão ter acesso à palestras e consultorias de aperfeiçoamento profissional e do modelo de negócio, de inovação e tecnologia, como ter acesso ao crédito e benefícios fiscais, ao intercâmbio e oportunidades comerciais, inclusive na internet e a outras ações de fomento.
A Capital foi escolhida por ser um excelente pólo de desenvolvimento de ações de economia criativa que pode ser potencializado, fortalecendo novas oportunidades de trabalho e renda nas comunidades. Na prática, várias iniciativas serão capacitadas, ganhando mais visibilidade e identidade por meio de oficinas e palestras com profissionais da área.
Segundo o diretor de Organização da FJM, Fabio Maia, “através da economia criativa, houve uma mudança significativa da realidade de várias cidades, tanto no Brasil como em outros países. O projeto Criar – Cidades Criativas contribuirá no diálogo e na construção de novas possibilidades em cidades que são referência para o PSB e que possuem um potencial para consolidar essa estratégia de desenvolvimento”.
O projeto é voltado para a divulgação da economia criativa, um dos pilares da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro(PSB) e vai preparar os pré-candidatos e os socialistas locais para incluir nas suas plataformas eleitorais as premissas do socialismo criativo.