Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas é reconhecida nacionalmente como a cidade mais inteligente da região Norte

Prefeita Cinthia Ribeiro participou da premiação, realizada nesta quarta,1º, em São Paulo, onde compartilhou experiências exitosas do município.

Ranking Connected Smart Cities, plataforma de discussão e negócios sobre cidades inteligentes, concedeu a Palmas a primeira colocação entre as cidades da região Norte do País. O evento de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 01, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. No ranking geral, que avaliou 677 cidades brasileiras, sendo 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes, Palmas ficou na 32° colocação.

A prefeita Cinthia Ribeiro participou da cerimônia e não escondeu o orgulho de ver a capital do Tocantins sendo premiada. “Sou uma admiradora do conceito de cidades inteligentes. Sonho com uma Palmas cada dia mais integrada, tecnológica e inteligente. Este prêmio comprova que estamos no caminho certo. Acredito que o segredo para alcançar melhores resultados é colocarmos sempre o ser humano e suas relações como prioridades. Para otimizar os resultados, investimos em tecnologia, com instrumentos de controle de dados, de planejamento e de inteligência”, considerou a gestora.

Após a premiação, Cinthia Ribeiro participou de uma mesa-redonda e apresentou as iniciativas que estão sendo empreendidas em Palmas, além dos desafios para conseguir avançar com a pauta. “Ao longo desses últimos anos, preparamos a capital para concretizar esse projeto inovador de Smart City. Mas precisávamos colocar as contas em dia, asfaltar a cidade, resgatar promessas de obras e criar a infraestrutura necessária de Norte a Sul da Capital. E, no meio disso tudo, veio uma pandemia. Pensamos em uma Palmas pós- pandemia mais integrada, com maior aproveitamento de espaços públicos e áreas verdes, com uma política séria, pensando, sempre, na mobilidade do amanhã.”

O evento segue até sexta, 03, de forma híbrida, e conta também com a participação do secretário municipal extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Renováveis, Thiago Pereira Dourado.

Cidades inteligentes

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Necta e Urban Systems. O estudo é desenvolvido desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes. São levados em consideração 70 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

Fonte: Prefeitura de Palmas

Sair da versão mobile