Desde o começo do mês a economia está aquecida na Capital do Tocantins. Depois da realização do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu, dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), agora é a vez da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

O evento acontece de 16 a 19 de setembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, e conta com o apoio da Prefeitura de Palmas. Apesar da Soea encerrar na quinta, 19, os eventos não param já que a Semana será encerrada com com solenidade de lançamento da 77ª Soea e abertura do 10º Congresso Nacional de Profissionais que acontece até sábado, 21, também no Centro de Convenções. O Soea está movimentando os restaurantes e a rede hoteleira da Capital, informou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Tocantins (Abih).

Segundo o Presidente da Abih, Marcelo Constantino, os hotéis na cidade estão com a ocupação máxima. “Estamos com 100% dos leitos ocupados nos hotéis em Palmas e, como a procura não para, indicamos que os hóspedes procurem os hotéis nas cidades vizinhas. A realização de eventos como esses ajudam a fomentar não só os hotéis, mas movimenta direta e indiretamente, uma rede de empresas locais como os restaurantes, atrativos, agências de turismo receptivo, táxis e também as contratações temporárias”, informou.

Com 115 apartamentos, o Hotel 10, é um dos que estão com a ocupação máxima para os quatro dias do evento. A procura por um quarto começou no início do ano. Em fevereiro começamos a fazer reservas informou o gerente do hotel, André Luis Estacheski. “Estamos lotados, o hotel está operando com ocupação máxima. Setembro tem sido um mês ótimo com muitos eventos na Capital”, comemorou.

Além dos hotéis, o evento movimenta também os postos de combustíveis, o comércio, bares e restaurante e os shoppings da Palmas. “Estamos com uma movimentação acima do normal nas lojas e praças de alimentação”, informou, Elmecy Duarte, superintendente do Palmas Shopping, segundo ela o movimento aumentou nos últimos dias e deve continuar assim ao longo da semana”, comemorou.

SOEA

O Soea é um evento que conta anualmente com a participação de engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, de todos os Estados Brasileiros que se encontram para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. A Semana é considerada o maior evento da área tecnológica do Brasil e a expectativa para a 76ª Soea é que aproximadamente 3.500 profissionais participem.