Palmas – Foto – Regiane Rocha
A previsão do tempo na Capital é de que o fim de semana seja ensolarado com poucas nuvens, sem chuva, no entanto, a Defesa Civil Municipal faz um alerta aos palmenses para a incidência de raios Ultravioletas (UV) muito altos e umidade relativa do ar variando entre mínima de 23% e máxima de 63%, no sábado e domingo, 29 e 30.
Em razão da baixa umidade relativa do ar, o tempo seco causa danos à saúde, desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias. Confira abaixo algumas dicas para se proteger no período.
A previsão da Sala de Situação da Defesa Civil Municipal é que no sábado, o sol predomine em todas as regiões, com os termômetros variando de 20ºC a 35ºC, com ventos alcançando velocidade de 11 km/h e a umidade relativa do ar variando entre 27% a 63% com índice de Ultra Violeta (UV), muito alto.
Já no domingo, os termômetros podem atingir os 34ºC, ventos com velocidade de 14km/h e a umidade relativa varia de 23% (mínima) e 54% (máxima), e, novamente, com o índice Ultra Violeta (UV) muito alto.
Confira as orientações da Defesa Civil Municipal para se proteger durante o período seco:
Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede;
Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo;
Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Não se esqueça de usar máscara de proteção individual, importante neste período para evitar o contágio pelo novo coronavírus;
Os cuidados para evitar incêndios florestais também devem ser lembrados neste período. Não utilize fogo para limpar terrenos ou pastagens. Caso queira fazer algum aceiro, procure orientações junto à Defesa Civil e ao órgão ambiental;
Sempre que avistar alguma fumaça ou incêndio na vegetação, ligue 193 ou 153 e informe o endereço do local com um ponto de referência.