Pandemia impacta tratamento de pacientes oncológicos e cirurgia robótica se torna melhor alternativa

Por Gazeta do Cerrado | 24/08/2020

Última atualização em 24/08/2020 15:35

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Covid-19 impactou diretamente o tratamento de pacientes oncológicos no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), sete em cada dez cirurgias foram adiadas durante os três primeiros meses da pandemia. Já a Universidade de Birminghan, na Inglaterra, aplicou um questionário em mais de 350 hospitais de 71 países e identificou que cerca de 28 milhões de cirurgias eletivas foram ou seriam canceladas nos próximos dias como efeito da pandemia.

 

Apesar de a maioria dos procedimentos cancelados ser de tumores benignos, a Universidade detectou que 2,3 milhões de procedimentos estavam previstos para a retirada de tumores malignos e o retardamento da consulta poderia indicar uma evolução perigosa da doença que poderia resultar em óbitos.

 

Embora os hospitais possuam fluxos separados para atender pacientes com Covid-19, a fim de minimizar os riscos de contágio aos demais pacientes negativos internados, o receio por parte da população de uma provável contaminação dentro dos hospitais é grande. Os pacientes com Covid-19 ficam internados em apartamentos e enfermarias separados dos demais pacientes, são pacientes que normalmente não frequentam o centro cirúrgico e quando há essa necessidade são operados em salas exclusivamente dedicadas a eles. Essas medidas visam reduzir próximo a zero a chance de contaminação dentro das instituições hospitalares.

 

E dentro dessas ações, a tecnologia possibilita aos pacientes oncológicos realizarem os procedimentos cirúrgicos de forma segura, menos invasiva e com consequente recuperação mais rápida. É o caso da cirurgia robótica, informa o médico urologista e cirurgião robótico, Fernando Leão. A tecnologia é minimamente invasiva e propicia movimentos mais precisos ao cirurgião e uma recuperação mais rápida para quem precisa se submeter aos procedimentos cirúrgicos eficazes para a retirada de tumores malignos, como o câncer de próstata. “Muitos procedimentos robóticos já permitem a abertura de apenas um orifício para a passagem de todos os instrumentos, diminuindo-se os riscos para o paciente, além de reduzir sangramento, risco de complicações e o tempo de internação”, explica o médico Fernando Leão.

 

Segundo ele, essa redução do período de internação torna-se a peça-chave para que as cirurgias continuem ocorrendo durante o período de confinamento ou distanciamento social. “O período de internação hospitalar dos pacientes que são submetidos à cirurgia robótica é cerca de 50% menor do que o método tradicional, e duram de um a dois dias. Permitir que o paciente fique menos tempo no hospital e retorne para o seu ambiente domiciliar mais rapidamente é muito importante neste momento”, explica o Urologista e cirurgião robótico.

 

Outro importante diferencial desse procedimento é a maior disponibilidade hospitalar para atender mais pessoas em menor tempo, uma vez que a redução no tempo de internação possibilita que novos leitos sejam disponibilizados mais rapidamente.

Foto: divulgação

Fonte: Comunicação Sem Fronteira

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br