A equipe ConeXão Moto Show, de Palmas, estará neste sábado, 29, no Clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Pedro Afonso, para mais uma demonstração de acrobacias e manobras radicais sobre duas rodas. As apresentações dos pilotos Geovanne Stunt, Samuel “Ralado” e Vinícius Silva sobre as potentes motocicletas começarão às 16 horas, devendo adentrar a noite. A entrada é franca.
Uma curiosidade sobre as motocicletas é que elas são adaptadas e preparadas especialmente para essa prática esportiva e são proibidas pelos órgãos reguladores de trânsito de serem pilotadas em vias públicas. Já os pilotos usam uniformes e, obrigatoriamente, equipamentos de segurança, sendo que cada manobra é estrategicamente calculada para evitar que eles se choquem ou se machuquem. Para chegar ao nível de um piloto dessa prática esportiva são anos de treinos e muita dedicação, esforço e disciplina.
O wheelie, também conhecido como wheeling ou stunt, é um esporte radical praticado com motocicletas e consiste em realizar manobras nas quais o equilíbrio é exigido ao máximo pelos pilotos. O termo wheelie – original dos Estados Unidos – consiste em empinar, contundo no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo. O wheeling, como é mais conhecido no país, surgiu na década de 70 quando o californiano Doug Domorkos desenvolveu a técnica de empinar motos controlando o freio traseiro e passou a exibir suas habilidades em público.
No Brasil, esse esporte radical tem crescido e aqui no Tocantins já são várias equipes praticantes que costumam se reunir com frequência em competições conquistando cada vez mais o público. As motocicletas exigem maior resistência a impactos constantes e suas potencias são variadas, oscilando entre 50 a 1200 cilindradas e geralmente são retirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol.