Pelo menos dois banhistas foram vítimas de ataque de arraias em Palmas e Lajeado, região central do Tocantins, neste domingo, 7. Segundo as informações, um adolescente de 15 e uma mulher de 25 anos, foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte) para receberem atendimento.
Um dos ataques foi registrado na Praia do Prata, uma das mais movimentadas da Capital. Já na Graciosa, a turista de São Paulo, Yassue Furukawa, registrou o momento em que uma arraia estava no raso, dentro da área de banho.
“Realmente fiquei bem assustada por ser na praia da Graciosa onde eu costumo frequentar sempre que venho em Palmas”, disse. Por medo e precaução, a turista decidiu ficar fora da água.
Um morador da região norte da Capital, registrou ainda a presença de uma arraia na praia das Arnos. Ele levou as netas par tomar banho e se deparou com o animal. Segundo ele, isso desanima qualquer pessoa.
Vale lembrar que em dois anos, o Tocantins registrou mais de 800 ataques de arraias nos rios do estado.
Além disso, é preciso tomar cuidado e sempre andar arrastando o pé quando entrar na água. Jogar comida em locais de banho, também atrai não apenas arraias, mas peixes como a piranha que podem ferir os banhistas.
O outro lado
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos informou que, para garantir a segurança dos banhistas, vem realizando desde a última semana reparos nas telas de proteção das áreas de banho das praias da capital.
Na última terça-feira (2), foi iniciada a manutenção da Praia do Prata e na quarta (3), na Praia do Caju. Segundo o município, a ação é um serviço contínuo já que Palmas conta com praias o ano todo, diferente de outras cidades do estado. Paralelo a isso, a secretaria disse que realizou licitação para aquisição de novas telas que devem ser substituídas a partir da próxima semana.
*Com informações do G1 Tocantins
_______________________________________________________________________