O flagrante foi registrado na noite de ontem (24), no município de Araguaína/TO, no km 160 da BR-153. Na oportunidade o homem que conduzia um caminhão modelo Scania/R 470 A6x4, foi abordado e durante a fiscalização foram encontradas 4 cartelas do entorpecente, um total de 60 comprimidos de Nobésio Extra Forte, conhecido popularmente como “rebite”.

O rebite age no sistema nervoso central e é um estimulante que faz o cérebro trabalhar mais rápido, causando a sensação de falta de sono. Vários caminhoneiros admitem que usam a substância para trabalhar por várias horas intermitentes, colocando em visto a segurança nas rodovias.

Alguns condutores utilizam tanto esta substância que a mesma deixa de fazer efeito e é necessário ampliar a dose consumida. Em alguns casos o rebite deixa de fazer o efeito espero pelo motorista e o mesmo começa a fazer uso outras substâncias, como por exemplo a cocaína, potencializando os prejuízos para sua saúde e o risco para sociedade.

O homem afirmou que comprou o entorpecente para uso próprio, sendo feita a aquisição no município de Aparecida de Goiânia, em um posto de combustível às margens da BR-153.

Diante dos fatos, o motorista flagrado foi enquadrado no crime de Porte de droga para consumo pessoal, sendo então lavrado o Termo de Ocorrência Policial (TCO) e apreendidas as substâncias. A ocorrência e os entorpecentes serão encaminhados ao Ministério Público Estadual, para continuidade dos procedimentos legais.