Você está pronto para trocar suas máscaras de pano antigas por PFF2, como alguns especialistas recomendam, mas o preço mais alto e duas palavrinhas – “uso único” – estão levando a uma hesitação. Por quanto tempo você pode realmente usar uma PFF2 e ainda proteger a si e aos outros do risco da Covid-19?

“Eu uso a minha por uma semana”, disse Linsey Marr, professora de engenharia civil e ambiental da Virginia Tech.

O material e a capacidade de filtragem de uma máscara PFF2 não “vai se degradar, a menos que você a esfregue fisicamente ou faça furos nela”, disse Linsey. “Você teria que estar em um ar realmente poluído… por vários dias antes que ela perdesse sua capacidade de filtrar partículas. Então, você pode realmente usá-las por um longo tempo”, disse.

“As pessoas têm falado sobre 40 horas – eu acho que está tudo bem. Realmente, vai ficar nojento no seu rosto ou as tiras vão ficar muito soltas ou talvez estraguem antes que haja uma perda da capacidade de filtragem”, acrescentou ela.

A razão pela qual as máscaras PFF2 são designadas como de uso único é porque são categorizadas como máscaras médicas, disse Erin Bromage, professora associada de biologia da Universidade de Massachusetts Dartmouth.

Em ambientes médicos, os profissionais de saúde trocam as máscaras com mais frequência para evitar “contaminar o quarto do paciente com equipamento usado em um quarto de uma pessoa infectada e depois passar para o próximo quarto e trazer essa infecção com você”, disse ele. “Quando você pega um artigo médica de uso único e o coloca para o público em geral, não estamos preocupados com a contaminação cruzada de diferentes ambientes em que você está. Trata-se realmente de fornecer proteção a você”.

As máscaras PFF2 “costumavam custar apenas US$ 1 ou mais cada”, acrescentou Erin, mas os preços aumentaram recentemente, pois a demanda pública por essas máscaras aumentou em meio a preocupações com a variante Ômicron.

Se você reutilizar essas máscaras com segurança, estará obtendo pelo menos dois ou três dias de uso, acrescentou Erin, mas “percebo que ainda representa uma despesa”.

Alguns departamentos locais de saúde pública, como os departamentos de saúde de Maryland e Milwaukee, estão oferecendo máscaras PFF2 gratuitas.

Confira o que mais você deve saber sobre como usar e reutilizar com segurança as máscaras PFF2.

Por que usar PFF2 (ou N95)?

Em comparação com as máscaras de pano, as do tipo PFF2 adequadamente ajustadas evitam que partículas minúsculas entrem no nariz ou na boca graças a materiais específicos – como fibras de polipropileno – que atuam como barreiras mecânicas e eletrostáticas ao ar compartilhado, o principal fator de infecção por coronavírus.

A diferença entre as máscaras N95 e KN95 é onde a máscara é certificada, de acordo com o departamento de saúde do estado de Oklahoma. Os Estados Unidos certificam as N95, enquanto a China aprova as KN95s.

Cerca de 60% dos respiradores KN95 vendidos nos Estados Unidos são falsificados e não atendem aos requisitos do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

“Se elas são feitas de acordo com o padrão e certificadas pelos conselhos apropriados em seu país, como o NIOSH aqui, todos fazem basicamente a mesma coisa”, disse Erin. “Mas há uma tonelada de imitações que não são certificadas no lado KN95, que podem atender aos padrões, mas não são certificadas para atender a isso. E há outras que claramente não atendem”.

As máscaras N95 “não são feitas para crianças”, disse Linsey. “Para crianças maiores, meu filho de 10 anos usa uma N95 que vem em um tamanho pequeno (destinado a adultos)”.

“Se você vir uma N95 comercializada para crianças, isso deve levantar um sinal vermelho”, acrescentou Linsey. “Haverá KN95 e KF94 que são projetadas e comercializados para crianças. Com elas, é o mesmo problema que discutimos para adultos, que é garantir que você as obtenha de uma fonte confiável e respeitável, porque há um problema com KN95 falsas que não são tão protetoras quanto deveriam ser”.

O Projeto N95, o National Clearinghouse que trabalha para fornecer acesso equitativo a equipamentos de proteção individual e testes de Covid-19, é uma fonte confiável de máscaras N95 e KN95, disse Linsey. KF94s são máscaras de padrão coreano.

“Certamente, para crianças, uma KN95 ou KF94 fornecerá uma proteção melhor, em média, do que uma máscara cirúrgica ou máscara de pano”, disse Linsey.

Você pode ter que experimentar algumas marcas ou formas diferentes de KN95, KF94 ou N95 pequenas para encontrar uma que se encaixe bem e seja confortável para o seu filho, disse Linsey.

Se você ainda tiver problemas para encaixar a máscara no rosto do seu filho, você pode amarrar os ganchos da orelha ou usar botões ou ajustadores de trava do cordão para garantir que a máscara se ajuste bem o suficiente, ela sugeriu. Este vídeo do CDC sobre o método de nó e dobra também pode ajudar.

Cuidados básicos ajudam a prevenir doenças respiratórias

Quando reutilizar ou não uma máscara PFF2

Para reutilizar as máscaras PFF2 com a maior segurança possível, evite tocar na parte externa frontal ao colocá-la, disse Linsey. Em vez disso, tente manuseá-la pelas bordas ou alças. “Definitivamente, evite a parte bem na frente de onde você respira, como bem na frente do nariz e da boca”, acrescentou ela.

Mesmo depois de usar uma PFF2 em um ambiente interno lotado – como um metrô – Linsey disse que “essas máscaras são realmente projetadas para lidar com muitas partículas e continuarão funcionando”.

No entanto, uma exposição conhecida deve afetar sua abordagem. Se “eu estivesse trabalhando em um escritório e estivesse usando uma N95 e alguém no meu escritório tivesse testado positivo, eu saberia que estava bem protegida”, disse Erin. “Mas eu provavelmente jogaria fora essa máscara. Porque essa máscara fez seu trabalho de prender o vírus e eu nem quero correr o risco dele estar lá e entrar em minhas mãos ou algo assim”.

É possível que você inconscientemente tenha estado perto de uma pessoa infectada em qualquer outro espaço público – como um metrô ou supermercado – enquanto usava uma máscara PFF2. Ficar a pelo menos 1 metro e meio de distância dos outros pode ajudar a reduzir o risco de Covid-19.

Se a máscara ficar úmida, visivelmente suja, dobrada, amassada ou danificada de outra forma – inclusive por uso de maquiagem – você precisa substituí-la, pois essas condições podem diminuir a eficácia da máscara, disseram Linsey e Erin.

“Quanto mais você a usa, mais a capacidade de respiração e a resistência da máscara começam a diminuir”, disse Erin. “Um dos primeiros indicadores da troca, se ela estiver bonita e limpa é que parece um pouco mais difícil de respirar. Parece haver mais resistência a cada respiração”.

Como higienizar as máscaras PFF2

Quanto mais tempo e com mais frequência você usar uma máscara PFF2, mais contaminada ela pode se tornar. Mas as partículas vão morrer ao longo de algumas ou várias horas, disse Linsey, e ainda mais rápido se você deixar a cobertura do rosto exposta à luz solar por um tempo.

“Fatores como temperatura e luz solar têm um efeito, mas você não quer colocá-la em um forno ou micro-ondas”, disse Erin. “Eu costumava colocar a minha no painel do meu carro no verão, e isso faria mais do que suficiente em relação ao calor e à luz direta que ela estava recebendo. Mas, na realidade, não há nada que você possa fazer para prolongar sua vida útil através da limpeza que é acessível a uma pessoa comum”.

Como as máscaras PFF2 têm essa carga estática especial que ajuda a filtrar vírus, você não deve lavar as máscaras, pois a água dissipará a carga, disse Linsey.

No geral, o risco de contaminação na reutilização de máscaras PFF2 é “menor, muito menor, do que o risco de você não usar uma N95 e respirar partículas”, disse Linsey. “Eu não quero que as pessoas evitem usar uma N95 porque estão preocupadas com a contaminação em uma N95. A máscara vai fornecer um grande benefício”.

Fonte: CNN