O projeto de lei foi apresentado durante a sessão desta terça-feira, 5. O documento prevê que todos os trabalhadores tenham a garantia legal de uma folga anual para a realização de exames preventivos contra o câncer de próstata no Tocantins.

A parlamentar lembrou que a propositura é um incentivo aos cuidados à saúde do público masculino e mais uma ação positiva alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

“ Assim com as trabalhadoras que estão asseguradas legalmente, vamos levar até os homens do Tocantins o direito de cuidar da saúde. Somente com a prevenção é que vamos aumentar as chances de cura”, destacou a parlamentar.

Câncer no país

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer- INCA, para o biênio 2018/2019 a previsão será de aproximadamente 420 diagnósticos de câncer de próstata no Tocantins, com uma incidência de 43,34 casos para cada grupo com 100 mil habitantes.

O projeto de lei segue para análise das comissões da Assembleia.