Deputado Estadual Nilton Franco – Divulgação

Foi retirado de pauta nesta terça-feira, 16, após discussão entre os deputados estaduais, o Projeto de Lei (PL) 306/2020, do deputado estadual Nilton Franco (MDB), que autoriza a criação, manejo e exposição de galos da raça “mura” no estado. O projeto do parlamentar previa ainda, sobre a criação de feiras e exposições específicas para esta raça.

 

Deputado Estadual Nilton Franco – Divulgação

 

O próprio autor da matéria fez a solicitação. Franco conversou com os parlamentares presentes na Sessão e verificou que o PL seria rejeitado naquele momento. Após essa verificação, ele pediu ao Presidente da Sessão, deputado Léo Barbosa, a retirada do Projeto da pauta.

Durante os debates a maioria dos parlamentares se manifestou contrária a matéria. O deputado estadual Zé Roberto (PT) foi um dos que se posicionou contrário ao PL e afirmou que autorizar a criação poderia fomentar a instituição de rinhas pelo Estado.

O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) falou sobre o momento atual, de combate a COVID e pediu a retirada da matéria da pauta. “Estamos em um momento de Pandemia. O que vale não é o fato, mas a versão do fato. A versão é enquanto povo está morrendo de Covid-19 os deputados estão discutindo rinha de galo. Peço que retire momentaneamente esse processo”, disse.

O deputado estadual Amélio Cayres disse que seria mais importante utilizar esses galos para alimentar a população, que está precisando. Depois afirmou que estava fazendo uma “brincadeira”.

Em sua fala o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) também se posicionou contrário à matéria. “Existe um claro desvio de finalidade do Projeto e a gente não pode promover exatamente o contrário do que pretende um Projeto. É muito grave isso”, afirmou.