As festividades do carnaval se aproximam do final e a PM analisou os dados da terceira noite de carnaval como sendo tranquilos, em todo o estado. Conforme os registros da PM, não houve mortes violentas nos circuitos de carnaval, bem como os registros das imediações dos eventos foram de pequenos furtos de celulares e objetos pessoais. A instituição ressalta que os foliões devem aproveitar o carnaval de forma consciente, mas destaca a necessidade de se manter a vigilância dos pertences pessoais, veículos e, sobretudo, direção sob o efeito de álcool.

Neste terceiro dia, a PM registrou 01 (uma) ocorrência de Tráfico de Drogas no circuito de Pedro Afonso, 01 (uma) ocorrência de briga (Vias de Fato) em Goiatins e 01 (uma) de Lesão Corporal em Arraias. Ocorrências de furtos de veículos apareceram posteriormente, após os encerramentos das festividades, sendo 01 (uma)em Palmas e 01 (uma) em Porto Nacional.

Sobre os números, a PM realizou os seguintes procedimentos: 393 abordagens a veículos suspeitos, 685 pessoas em atitudes suspeitas e realizou 01 apreensão de drogas, prendendo 01 autor pelo crime. Foi feita ainda 01 ocorrência de crime de trânsito, bem como lavratura de 09 Autos de Infração de trânsito e 04 (quatro) remoção de veículo. Os números se referem somente aos circuitos da folia, em todo o estado.

A atuação da PM nos circuitos está sendo desenvolvida através de bloqueio policial em pontos estratégicos, do policiamento ostensivo à pé (SPO), de viaturas em patrulhamento e abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita no perímetro do circuito, bem como foram designadas equipes de policiais militares para os pontos elevados de observação e vigilância (POV) nas cidades que dispuseram deste dispositivo. Também foi instalada uma central de vídeo monitoramento com câmeras distribuídas em pontos estratégicos, permanecendo 02 (dois) policiais militares na observação de pessoas ou situações suspeitas, a fim de coibir a prática de delitos nas imediações da festividade em Gurupi-TO.

Neste terceiro dia, a PM lançou efetivo de 1065 policiais e manteve em zero o número de mortes no estado, nos locais autorizados para realização de eventos carnavalescos.

Para o comandante-geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, a intenção é encerrar os cinco dias de carnaval, em todo o estado, sem mortes violentas ou acidentes fatais oriundos dos carnavais. Conforme o planejamento realizado pela instituição, mesmo com efetivo reduzido, a PM está presente em todas as festividades do estado através de escalas extraordinárias e remanejo de policiais do serviço administrativo, da capital para o interior.