Quatro policiais militares foram homenageados na manhã dessa quarta-feira, 21, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas. A informação é da Assessoria de Comunicação da PM.
A homenagem foi uma iniciativa da Selma Azevedo de Almeida Albernaz, vítima de um disparo de arma de fogo, durante um roubo ocorrido há dois anos, na capital. Os policiais que fizeram o atendimento foram: o 3º sargento Orlando Antônio de Freitas Netto e os soldados Allan Rafael Saraiva Almeida, Jack Andreson Almeida Leite e José Mauro Fernandes Moraes; na época lotados no 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM).
O fato aconteceu na noite do dia 18 de fevereiro de 2016, quando a vítima juntamente com outra colega foi abordada por um indivíduo armado, no momento em que saía de uma faculdade, localizada na quadra 103 norte. Selma reagiu e foi alvejada em uma das pernas, em seguida o infrator fugiu. A PM foi acionada e os quatro militares deslocaram para o local da ocorrência onde encontraram a vítima lesionada. Diante das circunstâncias, a equipe imediatamente prestou os primeiros socorros a Selma e encaminhou-a ao hospital, pois corria risco de morte, devido ter perdido muito sangue.
Agradecida pelo atendimento prestado pelos policiais militares, a Selma procurou o comandante-geral da PM e falou do interesse em fazer a homenagem aos profissionais. Após a autorização, a solenidade ocorreu durante a chamada geral que acontece todas as quartas-feiras no QCG.
A vítima afirmou que teve medo de morrer, pois não sabia da gravidade do ferimento, mas os quatros policiais militares que prestaram socorro foram muito eficientes e cuidadosos. “Eu quis homenagear os policiais porque me senti honrada e ao mesmo tempo muito bem atendida no dia do fato. Eles [os policiais militares] tiveram todo o cuidado de me tirar rápido do local e da melhor maneira possível”, explicou a Selma.
“Hoje é um dia que ficará marcado em minha vida e acredito que na vida dos outros três colegas também. Sentimo-nos honrados com a manifestação de agradecimento e fomos surpreendidos com o reconhecimento da vítima. Ações como essa feita pela senhora Selma, motiva a tropa a continuar trabalhando diuturnamente em prol da segurança e bem-estar da sociedade”, declarou o 3º sargento Freitas.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva, presente no evento, em seu discurso agradeceu a Selma pelo ato de reconhecimento e parabenizou os quatro profissionais pela maneira que conduziram o atendimento à vítima. “O reconhecimento da sociedade aos trabalhos realizados pela PM fortalece, cada vez mais a atuação do profissional”, destacou o coronel Edvan.