Maju Cotrim
A Gazeta teve acesso exclusivo ao levantamento Elite parlamentar deste ano.
Do Tocantins o senador Eduardo Gomes se destacou como articulador e a Professora Dorinha como especialista. São os dois únicos representantes do Tocantins na lista deste ano.
Gomes e Dorinha são também Cabeças no Congresso.
A Elite Parlamentar Arko Advice 2023 é formada por 110 parlamentares: 72 deputados federais e 38 senadores:
58 parlamentares são classificados como “lideranças formais” e 52 como “lideranças informais”;
33 deputados e 25 senadores são lideranças formais;
39 deputados e 13 senadores são lideranças informais;
98 deputados e senadores e 12 deputadas e senadoras;
O PT é o partido com o maior número de lideranças, tendo 17 parlamentares, seguido pelo PL, com 16, e União Brasil e PSD, com 12 cada. O estado que possui o maior número de lideranças é São Paulo, com 20 parlamentares, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuem 9 e Ceará, Bahia e Paraná com 8 congressistas.
As regiões Sudeste e Nordeste são as que mais têm parlamentares no Elite.
Elite parlamentar
A Elite Parlamentar é produzida pela Arko Advice desde 1997. Como todo organismo institucional, existem integrantes que se destacam por sua qualificação e representatividade.
Além das lideranças formais, aquelas que ocupam postos na estrutura do Legislativo, existem lideranças informais que se destacam na produção legislativa.
Identificar tanto as lideranças formais quanto informais é essencial para a boa análise política.
Os integrantes da Elite Parlamentar não são escolhidos por razões ideológicas ou partidárias. A entrada na lista não significa uma análise de mérito, e sim uma análise da influência do parlamentar em participar e influenciar importantes debates públicos.
A publicação Elite Parlamentar da Arko Advice tem como objetivo reconhecer as lideranças que se destacaram em 2023, ano de intenso e qualificado debate de temas relevantes para o país.