A Defesa Civil de Palmas informa sobre possíveis pancadas de chuvas durante esta semana, e atenta sobre os cuidados e proteção neste período. O volume previsto de chuvas durante esta semana em Palmas é de cerca de 95 mm, com a temperatura acima dos 20°C.  

 

Nesta terça-feira, 15, a previsão máxima é de 32°C, com probabilidade de 75% de chuva, enquanto na quarta-feira, 16, a máxima pode chegar a 33°C, e com 80% de probabilidade de chuvas durante o dia. Para quinta-feira, 17, a previsão máxima é de 34°C, com 80% de probabilidade de chuva, na sexta, 18, a temperatura continua com 34°C, e com 80% de probabilidade de chuva. E a incidência de raios solares manterá alta durante estes dias.

O agente de Defesa Bruno Maciel, alerta que “todos precisam estarem atentos caso ocorrer chuva, seja quem estiver na sua residência, no trânsito, ou em lugares que possam sofrer degradação com a chuva. Fiquem atentos com os alertas e as informações de chuvas da Defesa Civil. Neste período, recomendamos aos habitantes que moram em lugares que possa sofrer alagação, que busque abrigo em lugares seguros de familiares, vizinhos, e com a ajuda se possível, levem os objetos, móveis, para que não o prejudique”, informa.

Maciel complementa ainda que é preciso evitar a exposição durante a chuva, como a prática de esporte ou até mesmo transitar a pé, pois existe chance de descargas atmosféricas. “Se os motoristas estiverem no trânsito e encontrar em áreas alagadas, que evitem transitar nesses locais e se possível esperar o volume de água reduzir ou alterar a rota para uma via segura”, complementou ele.

A Defesa Civil ainda recomendou para a população não enfrentar a chuva, já que a maioria dos resgates nos casos de alagamentos são de pessoas que arriscaram a enfrentá-la. A orientação é que a pessoa vá para um local protegido.

  1. O boletim divulgado pela Defesa Civil tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.