A viagem começou na segunda-feira, 13, por Barrolândia, Pugmil, Nova Rosalândia e Paraíso. Nesta quarta-feira, 15, a agenda segue por Divinópolis, Abreulândia e Dois Irmãos. Nos próximos dias ainda serão visitados os municípios de Araguacema, Caseara, Marianópolis, Pium, Chapada de Areia e Monte Santo.

O pré-candidato ao Governo do Tocantins pelo PROS, ex-senador Ataídes Oliveira, tem o objetivo de visitar todos os municípios do estado. Desde maio percorre o interior. Já visitou 63 municípios das regiões do Bico do Papagaio, Sudeste e Sul cumprindo agenda com líderes políticos locais. Também teve reuniões importantes em Araguaína, Porto Nacional e Wanderlândia. A intenção é ouvir as lideranças locais e discutir uma proposta para alavancar o Tocantins. E tem sido bem recebido por onde passa. “Só tenho a agradecer aqui pela visita e desejar boa sorte na sua caminhada para o bem do nosso Estado do Tocantins”, disse o prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro.

Percorrendo o Vale do Araguaia, Ataídes tem destacado o imenso potencial da região na produção de grãos, sementes e como maior produtora de melancia do Brasil e umas das principais áreas de produção de arroz irrigado. Somente na região, existem 1,2 milhão de hectares de várzeas tropicais planas, com alto teor de matéria orgânica, em condições de serem utilizadas para irrigação. “É uma região altamente produtiva, que, assim como outras regiões do Tocantins, está crescendo e se destacando na produção de alimentos. Mas ainda carece de política pública para auxiliar os tocantinenses que enfrentam dificuldade. Essa fartura não chega no prato do tocantinense e tem muita gente em situação difícil. Neste mês, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil divulgou que 61,4% das famílias que moram na região norte estão em situação de insegurança alimentar. Precisamos mudar isso, ao mesmo tempo em que temos que continuar dando o apoio que os produtores precisam, principalmente os da agricultura familiar”, explicou Ataídes.

Acompanhado pelos vereadores do município de Barrolândia, Ataídes também visitou a sede do Conselho Tutelar do município, um dos 52 que foram beneficiados pelos kits com carro e equipamentos destinados aos conselhos enquanto ainda estava no Senado. “Eu sou fã declarado do trabalho dos Conselhos Tutelares. Esses órgãos tem papel fundamental para aplicar praticamente todas as medidas de proteção destinadas às crianças e ao adolescente e também para aplicar medida de proteção para o adolescente que pratica ato infracional. É um trabalho importantíssimo”, afirmou.

Já em Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira, 14, Ataídes cumpriu extensa agenda. Foi recebido na Câmara Municipal para uma reunião com os vereadores, depois, acompanhado do presidente do diretório municipal de PROS, Maurício Botelho Faria e pelo vice-presidente, Marcélio Sousa, se reuniu na Prefeitura com o prefeito Celso Morais, além de encontrar também com diversas outras lideranças municipais. O empresário do Grupo Araguaia conversou sobre as necessidades e desafios que o município enfrenta e aproveitou para também apresentar o seu último livro “Vereador Capacitado, Mandato Eficiente”, que busca orientar e qualificar vereadores com mandato. O livro já foi distribuído para todos os vereadores do estado de forma gratuita. A ideia principal é fazer com que a atuação do legislador municipal ganhe qualidade e que a população seja a maior beneficiada com isso.

A agenda de visitas segue até sexta-feira, 17. A próxima etapa será na região central do Tocantins.