De Palmas, Maria José Cotrim

Cerca de 60 prefeitos eleitos e/ou reeleitos no Tocantins estão em Brasília desde ontem para participar de evento da Confederação Nacional dos Municípios – CNM para tratar já de estratégias para os novos mandatos. Em Brasília está uma muvuca! Os gabinetes dos deputados federais estão lotados recebendo os aliados.

A deputada federal e também primeira-dama, Dulce Miranda (PMDB) tem sido uma das mais prestigiadas. A parlamentar recebeu grande número de gestores em seu gabinete que já buscam ajuda e reforço para os mandatos que vão se iniciar em janeiro. Na sua rede social ela registrou um momento de conversa que teve com cada um deles. Ela recebeu os novos prefeitos de Filadélfia, o Mizô; de Paraíso, o aliado Moisés Avelino que também é do PMDB, o Oídio de Santa Fé do Araguaia, Alessandro Borges de Muricilândia; Damião Castro de Axixá e tantos outros.

Somente via deputado estadual Nilton Franco foram mais de dez gestores ao gabinete da parlamentar. São municípios de várias regiões do Estado, cada um com suas particularidades e já, é claro, tratando das prioridades das novas gestões.

dulce dois

Além dos aliados para os quais a parlamentar declarou apoio no período eleitoral, outros gestores também foram fazer uma visita institucional á deputada, conhecida por respeitar a todos e principalmente colocar os municípios acima de qualquer questão partidária.

Os gestores aproveitam o evento para reforçarem os laços de parceira com os parlamentares da bancada do Tocantins e principalmente pedir emendas para suas cidades.

Muitos na expectativa para os novos mandatos, porém o fato é que as gestões municipais passam cada vez mais por dificuldades com relação aos repasses de valores e recursos do governo federal. Para janeiro junto com a posse virá a previsão de mais cortes ainda para os municípios e no Tocantins, onde ampla maioria dos municípios são de pequeno porte, os chamados 0.6, os reflexos sempre são maiores.

Os que vão deixar as gestões correm para conseguir deixar a casa em ordem e organizada. Os que vão continuar querem ajuda para superar o atual momento difícil para mais uma nova gestão, já os novatos estão na expectativa para que pelo menos recebam as prefeituras sem muitas dívidas e nem com tantos compromissos financeiros em aberto.

Após as eleições vieram demissões em alguns municípios, muitos por mágoa e rancor dos que não conseguiram se reeleger, o fato é que as novas gestões exigirá pulso firme dos prefeitos e muita estratégia e experiência para manter a máquina funcionando com todos os serviços para a população!

Que venham as gestões 2017/2020!