Prefeitos e prefeitas das mais diversas regiões do Estado estiveram no Palácio Araguaia, em Palmas, nesta segunda-feira, 16, para receberem tratores e implementos agrícolas adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar de bancada. Com o maquinário recebido, os gestores municipais projetam a elevação do desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios.

“Este tipo de benefício tem sido fundamental para que as prefeituras desenvolvam suas atividades no meio rural, e ampliem as condições de trabalho dos pequenos produtores ligados a agricultura familiar”, disse o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Máquinas

Durante a solenidade, o Governo do Estado entregou 94 tratores equipados com grades, carretas, como parte do programa Terra Forte, direcionado à Agricultura Familiar. Nesta primeira etapa, foram beneficiados 88 municípios tocantinenses, mas a expectativa é de que todos os 139 municípios sejam atendidos com o equipamento.

Bancada

Em seu discurso, Mariano enalteceu o trabalho da bancada federal de Tocantins em Brasília. “Temos acompanhado o trabalho dos parlamentares tocantinenses e percebemos que nos últimos três anos os recursos de bancada tem sido pulverizado aos 139 municípios tocantinenses”, destacou o presidente da ATM, ao agradecer o empenho dos deputados e senadores.

Prefeito de Pium, Valdemir Barros, falou sobre a relevância da entrega das máquinas. “Para um projeto de assentamento, onde as pessoas trabalham, mas não produzem aquilo que poderiam por falta de uma máquina agrícola, certamente vai favorecer muito os agricultores familiares”. Disse. O prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, compactua da mesma opinião. “Vai ajudar a atender a demanda de 34 assentamentos localizados no município e um universo de mais de quatro mil agricultores”.

Agrotins

A entrega dos maquinários compôs a solenidade de abertura da XXVIII Agrotins. Com o tema O futuro na Agroindústria Sustentável, a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A Agrotins deste ano deve contar com mais de 650 expositores, entre empresas e órgãos públicos. A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é de uma movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões em negócios e um público de 100 mil visitantes.