Após a Gazeta do Cerrado publicar nesta terça-feira, 21/7, que os casos de covid em Miracema cresceram 120% este mês, a Prefeitura se posicionou dizendo que os 20 novos casos “não corresponde à realidade de um único dia”. E acusou o Governo do Tocantins de lançar “ em um único dia sem prestar os devidos esclarecimentos a população”
Em nota divulgada, a Prefeitura de Miracema revelou que “desde a última quinta-feira, 16, o Sistema Estadual, que recebe os resultados dos testes rápidos, não pode ser alimentado por 05 dias, por ter ficado inoperante (fora do ar) para atualização. O programa só voltou a funcionar às 18h dessa segunda-feira, 20, quando enfim foi alimentado”.
A Gazeta do Cerrado já pediu posicionamento do Governo do Tocantins sobre o fato, deixando este espaço aberto para o esclarecimento.
Confira a íntegra da Nota da Prefeitura de Miracema
A Prefeitura de Miracema do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde vêm a público esclarecer que os 20 casos confirmados de Covid-19, publicados no Boletim Estadual na manhã desta terça-feira, 21, na verdade já foram publicados nos boletins epidemiológicos do município.
Sendo assim, a informação de que nesta terça houve 20 novas confirmações não corresponde à realidade de um único dia. Trata-se de números acumulados de dias atrás, que o Estado lançou em um único dia sem prestar os devidos esclarecimentos a população.
O fato é que desde a última quinta-feira, 16, o Sistema Estadual, que recebe os resultados dos testes rápidos, não pode ser alimentado por 05 dias, por ter ficado inoperante (fora do ar) para atualização. O programa só voltou a funcionar às 18h dessa segunda-feira, 20, quando enfim foi alimentado.
Portanto os 20 casos confirmados no boletim estadual desta terça, referem-se aos números já informados com verdade e transparência pelos boletins da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema no período de 16 a 20 de julho.
O que diz o Estado
Veja nota
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que devido à manutenção corretiva nos sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde (MS), não foi possível consolidar com precisão os casos novos da Covid-19 desde o dia 16 de julho, (conforme relatado no Boletim de nº 124, de 17 de julho de 2020), considerando que os municípios não estão tendo acesso ao sistema para alimentação dos dados.
Diante disso a SES já notificou o Ministério da Saúde, que está buscando solução para regularidade dos sistemas.
A SES informa ainda é possível acompanhar no site http://integra.saude.to.gov.
Palmas, 21 de julho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins