A Executiva Nacional do PSDB decidiu na tarde desta quarta-feira (04), por unanimidade, pela intervenção no diretório estadual de Tocantins. A decisão garante a candidatura à reeleição da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
Com uma das gestões mais bem avaliadas entre as capitais do país, a prefeita vinha sofrendo perseguição do diretório estadual do PSDB. A direção do PSDB-Mulher já havia cobrado providências da direção nacional para barrar duas tentativas frustadas do então presidente do PSDB de Tocantins, o ex-senador Ataides Oliveira, de expulsar Cinthia Ribeiro do partido.
Em reunião da Executiva Nacional do PSDB, em fevereiro, Cinthia relatou as perseguições e afirmou que sua campanha dependeria do apoio do PSDB Nacional, do contrário, sua candidatura à reeleição estaria inviabilizada.
A presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, comemorou a decisão.
“Era preciso uma tomada de decisão. Não é porque a Cinthia é mulher ou porque o estado dela teve oito governadores em 10 anos. É uma situação política muito instável e complicada. Por ser firme, a prefeita se transformou numa líder ali em Palmas, uma líder estadual. E demonstrou que respeita o estatuto, os princípios do partido. Ela tem sido reconhecidamente uma prefeita de primeira linha junto a todos aqueles que precisam dos serviços públicos. Tem cumprido seu papel com seriedade e respeito ao dinheiro público”, disse.
Yeda Crusius ainda reiterou o apoio do segmento a sua pré-campanha e campanha à reeleição.
“O PSDB-Mulher irá dá todo apoio que Cinthia necessitar para a sua campanha. E ela que irá decidir como poderemos ajudá-la, seguindo as nossas regras de distribuição de recursos”, finalizou.
A relatora do caso foi a deputada federal Geovania de Sá, que apresentou um relatório propondo a intervenção Nacional no diretório estadual. Com o apoio unânime de todos os presentes na reunião, a proposta foi aprovada é uma comissão provisória será nomeada.