Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Aproximadamente 160 receitas vão entrar em fase de degustação nesta terça-feira, 10, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, em Palmas. Os pratos se inscreveram para o 12º Festival Gastronômico de Taquaruçú conforme o edital da Prefeitura de Palmas.

Ao todo, após a essa primeira fase, 70 pratos serão selecionados e poderão concorrer às categorias no evento que acontece entre os dias 5 e 9 de setembro.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes assis, a degustação é uma das partes mais importantes no processo de escolha das receitas que vão participar.

“Antes tínhamos uma fase anterior que eliminava alguns candidatos pela receita inscrita, mas sabemos que muitas pessoas sabem fazer um excelente prato, mas não conseguem passar para o papel tudo o que sabem fazer. Por isso, vamos dar oportunidade a todos os inscritos prepararem suas receitas para a análise do júri técnico”.

Este ano os critérios para a avaliação de degustação, são: o participante deve comparecer ao local e data divulgados pela Agtur. Os cozinheiros terão 15 minutos para executar o preparo da receita e devem levar os utensílios que irão utilizar durante o processo de seleção. Uma receita deve ser entregue a cada jurado, digitada e impressa. Por fim, o concorrente deve arcar com as despesas para a preparação do prato.

Toda a lista com o nome dos selecionados, local e data de preparação da receita pode ser encontrada no site da Prefeitura de Palmas.