Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Com apenas cinco dias, o Tocantins já registrou quatro focos de incêndio em 2020. Isso é menos da metade do que foi registrado no mesmo período de 2019, que apresentou 12 focos. isso mostra uma queda de 66%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No ano passado, o Tocantins seguia entre os três primeiros estados com mais queimadas no país. Atrás apenas do Pará e do Mato Grosso.

No início da temporada de chuvas, três aviões-tanque cedidos ao Brasil pelo Chile chegaram ao Tocantins para auxiliar no combate às queimadas. Porém, no mesmo dia começou a chover, o que rendeu críticas da população nas redes sociais.

Lagoa da Confusão foi o município com mais queimadas no Estado, foram mais de 1.600 focos, conforme o INPE.

Focos de incêndios foram registrados em diversas regiões do Tocantins causando preocupação na população e em órgãos ambientais.

Bombeiros e brigadistas se empenharam para combater os focos.

Em julho de 2019, o Governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades do Estado que são: Arraias, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

Ao todo, o Tocantins registrou 13.625 focos de incêndio no ano passado.