Maria José Cotrim

O primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas e atualmente de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, foi diagnosticado, após exames de rotina, com coágulo na cabeça. O tratamento está sendo realizado via medicamentos, bem como orientações médicas para redução de atividades e repouso, segundo informou nesta terça-feira a Arquidiocese de Belém do Pará.

“Pedimos a compreensão e colaboração de todos pela diminuição dos compromissos e atendimentos que o Arcebispo normalmente realiza, devido as recomendações pelo corpo médico que o acompanha. Unidos em orações rogamos as bênçãos de Deus e intercessão de Nossa Senhora pela saúde e rápida recuperação de nosso pastor.”, divulgou a arquidiocese.

No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica que tem como sufragância as Dioceses de Porto NacionalMiracema do Tocantins e Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Dom Alberto foi nomeado primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas.

Participou, como membro delegado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (2007).

No dia 30 de dezembro de 2009 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Belém do Pará. Sua posse solene aconteceu no dia 25 de março de 2010.