Programa Voluntário Pela Natureza vai oferecer vagas para quem quiser colaborar com ações no Parque do Jalapão

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 17/05/2019

Última atualização em 26/08/2019 12:17

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Nesta sexta-feira, 17, o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lança o edital do Programa Voluntário Pela Natureza, que oferece 39 vagas, que serão distribuídas em atividades que ocorrerão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), durante o ano de 2019.

O Programa tem como objetivo aproximar a sociedade do cotidiano das Unidades de Conservação, no sentido de promover maior sensibilização na conservação da biodiversidade, por meio de ação voluntária, do reconhecimento público dessa contribuição, incentivar e valorizar o trabalho voluntário, através de intercâmbio de experiências e ações entre os interessados em atuar na questão socioambiental.

As inscrições estarão disponíveis de 17 a 31 de maio de 2019 e somente poderão ser feitas via internet, por meio de formulário disponível no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr0-aBohtKDammMpMORbz69-_Wy2R7M5wDICw577dqD8XIDQ/viewform?usp=sf_link.

Com esta iniciativa o Instituto possibilita o ingresso de pessoas, que queiram, espontaneamente, colaborar com as ações desenvolvidas junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O Programa prevê a participação de qualquer cidadão, com idade mínima de 18 anos.

Durante as atividades, o voluntário selecionado irá contribuir em ações como o monitoramento da conduta dos visitantes, para garantir o cumprimento das normas de visitação, atuar na educação socioambiental, nas pesquisas, apoiar a equipe de brigadistas, o serviço de manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações, participar de ações de recuperação de áreas degradadas, além de auxiliar na implementação de projetos de manejo das Unidades de Conservação.

A paranaense Mariana Ribeiro, destaca a importância de atuar no Programa do Naturatins. Ela foi voluntária no Parque Estadual do Jalapão. “O Parque apresenta uma beleza cênica incrível. Ser voluntária em uma Unidade de Conservação possibilita uma percepção da realidade diária, de como ocorre o manejo de vários setores e das necessidades existentes. Eu viajei mais de 1.800 km para realizar trabalho voluntário no Tocantins”, esclareceu.

Parceria

Durante as atividades, Mariana que está no último período do curso de  Ciências Biológicas, aponta que percebeu o engajamento pela causa e a dedicação que os servidores do Parque têm pela Unidade de Conservação. “São sentimentos que motivaram o meu trabalho voluntário. Sou grata ao Programa Voluntário pela Natureza, que possibilitou experiências enriquecedoras na minha vida pessoal e profissional, todos deveriam experimentar”, sinalizou.

Para o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, o Programa Voluntário Pela Natureza fortalece a parceria entre o Órgão ambiental e a população. “Com a publicação de mais este edital, demonstramos o compromisso da Instituição com asociedade. O nosso objetivo é cada vez mais, aproximar a população  das Unidades de Conservação do Estado, de modo que ocorra uma contribuição para o equilíbrio da biodiversidade, o que com certeza irá refletir na melhoria da nossa qualidade de vida”, destacou.

Para participar o interessado deverá tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 144, de 15 de maio de 2019, que dispõe sobre o programa Voluntário pela Natureza, ter conhecimento do edital vigente e aguardar a seleção e convocação. Para mais informações entrar em contato na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas – Programa Uso Público, pelos telefones (63) 3218-2678 /  3534-1072 ou através do email [email protected]

fonte: Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]