Trabalhar o empreendedorismo, o empoderamento e a qualificação das mulheres, que são um dos mais importantes vetores da transformação econômica do país, são os objetivo do projeto Donas do Negócio, lançado pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia em evento nesta terça-feira, 05, em Araguaína, no auditório central da Unitpac. O lançamento do projeto continua hoje com evento em Paraíso do Tocantins e amanhã, 07, em Porto Nacional.
O projeto busca inspirar as mulheres para enxergar as possibilidades de negócios, entender a demanda desse público, desenvolver uma proposta de valor e capacitar essas empreendedoras para o mercado. De um total de 53 milhões de empreendedores no Brasil, 25 milhões são mulheres.
Segundo Jô Castro, Assessora de Desenvolvimento do Sicredi, a cooperativa está investindo no empreendedorismo feminino e apostando no relacionamento e atendimento diferenciado a essas empreendedoras. “Vamos trabalhar toda a questão financeira com elas, mas nosso projeto também tem um viés não financeiro. As mulheres tendem a buscar menos financiamento externo por estarem mais cientes do riscos, tomam decisões de maneira diferente, com mais cautela. Mas ao mesmo tempo precisam crescer enquanto negócio e por isso precisam de conhecimentos relativos ao mercado em que atuam. Elas querem melhorar suas capacidades e são receptivas à assessoria financeira”.
De acordo com Jô, o Donas do Negócio busca trabalhar a demanda dessas empresárias em sua integralidade, como o Sicredi já faz no seu dia a dia com seus cooperados. “Vamos falar sobre o que é ser autônoma, a importância da informação, da capacitação, vamos gerar essa conexão e inspirar. Elas terão qualificação sobre vendas, gestão de comunicação e financeira, manejo do tempo”.
O coquetel foi o pontapé inicial para os trabalhos do projeto na cidade. A partir de agora serão realizados grupos de trabalho com as empresárias, que incluirão colaboradoras mulheres, workshops com associadas e capacitações voltadas para finanças, vendas e técnicas de gestão.
Para Mayara Sousa, embaixadora do projeto na cidade e empresária do ramo de turismo e moda infantil, participar do projeto tem sido incrível. “Fiquei muito orgulhosa de ser embaixadora, de ver o meu rosto representar as mulheres fantásticas que encontrei no evento. E pelo primeiro encontro já deu pra sentir que o Donas do Negócio vai cumprir com seu intuito, informar e capacitar. Me conectei com várias pessoas, que são inspiração para mim, fazer networking foi incrível, estou empolgada, saí do evento com a mente renovada, foi muito importante trocar ideias e experiências com mulheres extraordinárias”.
Em Araguaína, a estimativa é que o encontro tenha reunido mais de 100 participantes entre associadas e não associadas. Na cidade, o evento contou com a participação do Diretor Executivo, Guilherme Trindade, do Gerente Regional Diogo Pelissaro, e do Gerente da Agência José de Brito, Diego Reis.
O evento contou também com a palestra de Caroline Reis, que tratou do tema ‘Mulheres que Chegam ao Topo’.