O Projeto Vereda – Música e Tradição em Taquaruçu, aprovado no Edital de Patrocínio 2021 do Banco da Amazônia é um desdobramento do Vereda, um projeto de educação musical, idealizado pelo músico Diego Brito. O projeto realizará oficinas de jogos musicais, técnicas de percussão corporal, técnicas de percussão de ritmos tradicionais, confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, confecção de instrumentos musicais da cultura tradicional de Taquaruçu, como pandeiro, caixa de folia, zabumba e viola de buriti, com matéria-prima vegetal e animal, além das miniaturas destes. O público-alvo será alunos do Projeto Vereda, crianças e jovens de Taquaruçu.
Estas atividades trarão benefícios à comunidade por meio dos alunos aprimorados com novas técnicas musicais e por meio da manutenção e transmissão dos saberes da cultura tradicional, suscitando nas crianças e jovens um sentimento de reconhecimento da sua cultura e de pertencimento ao seu lugar, e ainda o benefício à natureza com alunos ambientalmente conscientes.
As oficinas serão realizadas na Escola Municipal Crispim Alencar de forma gratuita e cada uma terá 4 dias de duração, com 6 horas diárias, no 2º semestre de 2021, com 30 vagas.
Este é um projeto contemplado pelo Edital de Patrocínio 2021 do Banco da Amazônia.
Programação
Oficina de percussão de ritmos da tradição tocantinense e confecção de instrumentos musicais.
Oficineiro: Mestre Marcio Bello
Quando: dias 02,03, 04 e 05 de dezembro (quinta a domingo) no horário das 09h às 12h e das 15h às 18h.
Oficina de jogos musicais, percussão corporal e construção de instrumentos com materiais recicláveis.
Oficineiro: Mestre Griff Rooney
Quando: dias 09,10,11 e 12 de dezembro de 2021, no horário 09h às 12h e das 15h às 18h.
Direção Geral: Prof. Diego Brito
Produção Técnica: Diego Brito e Alex Busquets
Assessoria de Comunicação e Apoio Cultural: Coletivo Arte e Memória
Arte Gráfica: Rafael Naufel
Apoio Cultural: Associação de Cultura Ninho Cultural
Escola Municipal Crispim Pereira Alencar
Sobre o Vereda:
O Vereda é um projeto de educação musical através da cultura popular, do resgate de instrumentos tradicionais, cantigas e danças que fazem parte do imaginário do sertanejo tocantinense. Criado em 2016, os alunos do projeto aprendem a construção dos instrumentos, a dança e tocabilidade dos mesmos, tendo em vista o conhecimento oral e empírico dos costumes e fazeres tradicionais, a favor do desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e musical de toda comunidade envolvida.
O Projeto Vereda visa o fortalecimento e também o resgate do patrimônio cultural regional, tendo como foco principal estudantes do ensino formal. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e acontece na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu.