Ícone do site Gazeta do Cerrado

Proposta por Dulce, audiência vai discutir mobilidade para idosos

Por sugestão da Deputada Federal Dulce Miranda, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara Federal, realizará nesta quarta-feira, 11, a partir das 14h, audiência pública com o tema: Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com foco no envelhecimento humano.

A deputada Dulce Miranda antecipa que esse debate é de extrema importância para a discussão das formas como as cidades deverão estar preparadas para lidar com a mobilidade dos idosos, uma vez que os dados têm apontado que os anciãos são os que mais morrem por atropelamento no País e, que cerca de 98% têm dificuldade em atravessar uma faixa de pedestre dentro do tempo estipulado pelo semáforo, exemplifica.

“A expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos 50 anos, e o perfil dessa parcela da população é outro. Temos que pensar em políticas públicas que contemplem os idosos. Pois eles buscam cada vez mais autonomia e independência para suas locomoções. Por outro lado, é importante saber: as cidades estão preparadas para essa nova realidade? Como poderemos efetivar ações concretas que melhorem a mobilidade dos idosos?”, observa. Para responder essas questões e também contribuir com respostas, foram convidados:
Antônio Fernandes – secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa;
Simone Fontenelle da Silva – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas;
Luciana Gil Barbosa – Coordenadora-geral de Cuidado do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania;
Henrique Noya – Diretor do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e
Cristiane Gattaz, professora da University of Texas at Austin.
A audiência será interativa e qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil poderá acompanhar ao vivo por meio do link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/ interagindo com perguntas ou sugestões.

Sair da versão mobile