Você sabe quando distinguir sintomas e em quais deles deve procurar um Centro de Saúde da Comunidade (CSC) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)? Gripe, mal-estar, torções, fraturas ou acidentes, podem indicar o local exato onde você deve ser atendido. A falta de informação pode gerar uma sobrecarga no atendimento e ainda causar transtornos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) são a porta de entrada do SUS é neles que os usuários devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas. Os casos de menor complexidade também são atendidos no local como febre, dor de cabeça, infecção de garganta, manchas na pele e casos que não exigem atendimento de emergência. Também é nos CSCs que os profissionais de saúde vão se articular com outros pontos da rede para solicitar exames e atendimento especializado.

Em Palmas dos 34 Centros de Saúde, a maioria funciona no esquema porta aberta, ou seja, o atendimento é feito diariamente mediante a necessidade ou urgência do paciente. No local também são realizados atendimentos odontológicos de menor complexidade. Quem ainda precisa de ajuda para vencer a dependência química, depressão, diabetes pode ser acompanhado em grupos terapêuticos, que acontecem em dias específicos de acordo com cada unidade. “Aqui no centro da 207 Sul (Arso 23) temos grupos de Lian Gong realizados na unidade e na praça da quadra, que envolvem atividades de fisioterapia, respiração entre outros”, explica a médica de saúde da família e comunidade, Lilian Vilela.

Atendimento de Urgência

A UPA é a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre o centro de saúde e o hospital, com mais recursos. A gravidade do risco e não a ordem de chegada é que determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente 24 horas, inclusive nos fins de semana e de acordo uma classificação de risco, que pode ir ao verde, para o de menor gravidade com espera de até 120 minutos, para o vermelho, de gravidade elevada tendo atendimento imediato.

Mordido por um cão, seu João Francisco Belo, 68 anos, procurou a UPA Norte de Palmas e foi atendido dentro da classificação vermelha de urgência. “Fui atacado por um cachorro e quando cheguei aqui fui atendido bem rápido, médicos muito bons que nem o plano (de saúde) que eu tinha não era igual”, conta o idoso que veio de São Paulo e mora em Palmas há cerca de três meses.

“É um trabalho que requer muito do médico, porque a gente tem que estar preparada para receber de tudo, de um paciente que está com risco de vida até casos menos graves como uma dor de cabeça. Aqui na UPA nossa prioridade são os pacientes amarelos e vermelhos que são realmente aqueles que estão em sofrimento grave, ou com risco de morte”, explica a médica plantonista da UPA Norte, Angélica Antunes.

O coordenador médico da UPA Norte, o médico Osvaldo Neto explica que, como a unidade funciona como porta aberta, muitos casos que poderiam ser atendidos nos CSCs acabam sendo atendidos na UPA o que gera uma sobrecarga e atraso no atendimento de urgência. “Hoje 70% dos nossos pacientes, são de baixa complexidade, são pacientes que poderiam ser atendidos no CSCs, se tivéssemos uma diminuição desses casos, poderíamos priorizar os atendimentos dos pacientes que realmente necessitam que são de média e alta complexidade, diminuindo assim até o tempo de atendimento”, ressalta o médico.

Quando procurar

Centro de Saúde da Comunidade: exames, consultas, acompanhamento médico, entrega de remédios e aplicação de vacinas, traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

_________________________________________________________