Foto – Mariana Ferreira

A covid-19 afetou muitos setores, não apenas da economia e das políticas sociais, mas tambem na Educação. Durante cerca de dois anos, vários estudantes tiveram que se virar, muitos em poder, para assistir as aulas de forma remota. Infelizmente isso foi sentido, porque no Tocantins, cerca de 2.852 alunos abandonaram as escolas durante a pandemia.

Os dados são da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que revelam ainda que a evasão escolar na rede estadual de ensino foi de 1,74%, com maior percentual no ensino médio, que chegou a 4,5%.

Na Capital, a vesão escolar também preocupa e a taxa durante a pandemia subiu de 1% para 15% no município em 2021, mas esse índice voltou a cair por conta de ações desenvolvidas , como a busca ativa.

A evsasão começou a ser percebida após o Disque Direitos Humanos, Disque 100, passar a receber denúncias de que alunos não estão frequentando o ambiente escolar.

Disque 100 Brasil na Escola

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou em abril deste ano, em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a campanha Disque 100 Brasil na Escola. O canal do MMFDH que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos, juntamente com o MEC, buscará identificar situações de crianças e adolescentes que não estão matriculados na rede de ensino ou que estão sem frequentar a escola.

As notificações recebidas serão encaminhadas ao Conselho Tutelar da localidade para a busca ativa e o acompanhamento de cada situação. O MEC também, em parceria com as secretarias estaduais, municipais e o Distrito Federal, acompanhará os registros, realizando o monitoramento para apoiar ações que possam garantir o direito à educação.

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, o acesso à educação básica obrigatória é um direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

“Precisamos unir esforços, nós do MEC, os sistemas de ensino, os professores, familiares e toda a sociedade, para trazer nossos estudantes de volta às escolas e fortalecer esses vínculos. A ação nos permitirá elaborar políticas públicas efetivas e colocar em prática, de forma coordenada, iniciativas para o enfrentamento à evasão e ao abandono escolar. Vamos, juntos, garantir que nenhuma criança fique fora da escola”, destaca o secretário.

Os objetivos da campanha Disque 100 Brasil na Escola são: reduzir os índices de abandono e evasão escolar, por meio de um canal de comunicação oficial e estruturado para as denúncias; promover o engajamento da sociedade em geral no enfrentamento de situações de evasão e abandono escolar; e viabilizar o encaminhamento de situações de risco de abandono e evasão escolar à rede de proteção.

Você pode ajudar nessa missão e contribuir para a garantia do direito à educação. Conheça o Disque 100 Brasil na Escola, acessando o site do MEC ou os canais do Disque 100. Ligue. Denuncie.

*Com informações do G1 TO e Ministério da Educação