Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Executando projeto do Ministério da Saúde, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira, 03, o encoleiramento de cães com idade a partir de 3 meses, o intuito é prevenir a Leishmaniose Visceral Canina.  As coleiras à base de deltametrina 4%, colocadas nos animais, repelem a aproximação do mosquito transmissor da Leishmaniose. Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro, cerca de 6.974 animais receberão a coleira, na sede do município e no Distrito de Luzimangues.

Em Porto Nacional, os primeiros bairros a serem atendidos foram o Conjunto Habitacional Santa Rita de Cássia e o Setor Nacional. Em Luzimangues, o serviço terá início posteriormente, com a previsão de encoleiramento de mais de dois mil cães. “O município tem até seis meses para colocar as coleiras, que precisam ser trocadas em período igual, ou seja, seis meses, quando as equipes estarão retornando de casa em casa para fazer a troca”, pontuou Amanda Cordeiro.

O morador do Conjunto Habitacional Santa Rita de Cássia, Cosme Costa, ressaltou a importância da população receber os Agentes de Combate a Endemias (ACE) em suas residências, para a realização do encoleiramento dos cães. “Esses profissionais estão atuando para proteger nossos animais, e em consequência, a nossa saúde, pois com os animais saudáveis o calazar deixa de circular e as pessoas não ficam doentes.  Além disso, as coleiras são grátis, então o que temos que fazer é colaborar recebendo os ACE’s”, enfatizou.

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, “a ação é muito importante, pois além de reforçar a proteção dos animais, resguardamos a saúde das pessoas, reduzindo a incidência humana.”

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

 

Próximos bairros onde o encoleiramento será realizado em Porto Nacional:

São Francisco, Vila Operária, Fama, Granville, Parque Liberdade, Palestina, Residencial Jardins, Jardim Aeroporto, Novo Planalto, Luzimangues, Novo Horizonte, Tropical Palmas, Conjunto Habitacional Siqueira Campos, Irmã Edília, São Vicente, Rio Tocantins, Jardim Guaxupé, Nova Capital, Vila Nova, Praia Bela.