Quebra-galho: Dicas para manter sua horta sempre verde

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 31/08/2019

Última atualização em 31/08/2019 10:14

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Manjericão, orégano, salsinha… Para quem gosta de cozinhar, ter uma horta em casa é um sonho! Colher os temperos e alimentos frescos é mesmo um privilégio, e não é difícil! Até quem mora em apartamento consegue ter uma e mantê-la verdinha, verdinha! É o caso do Zeca Camargo, que fez questão de incluir uma horta caprichada no seu projeto para o Reforma Certa.

Ficou com vontade de ter uma também? Então confere essas dicas:

Pra começar, escolha um espaço que receba uma boa quantidade de luz natural. Pode ser a varanda, a janela da cozinha ou algum outro ambiente que receba de três a quatro horas de sol.

Feito isso, pense no formato que a horta terá. Se for vertical, aposte em painéis de treliças. Se for cultivar em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação.

A escolha das mudas também é fundamental para o sucesso do projeto. Opte por espécies mais resistentes como manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, pimenta, tomatinho-cereja, por exemplo.

Já deu para perceber que os detalhes fazem toda a diferença na hora de plantar, né? Ainda está com dúvidas? Então olha só o que você precisa fazer para manter uma horta sempre saudável. Olha só!

Vasos

A escolha do recipiente é importante: precisa ser maior do que o torrão da planta, para que ela se desenvolva melhor, e ter a parte inferior furada, para não acumular água.

Pedriscos

As “pedrinhas” são a primeira coisa que você deve colocar! Essa camada faz com que a terra não fique acumulada na parte inferior no vaso, e auxiliam na drenagem.

Manta de drenagem

A colocação da manta é o segundo passo para o preparo do no plantio. A manta evita que tanto a terra quanto a água escorram para o fundo do vaso.

Terra

Chegou a hora de plantar! Coloque a terra preta adubada no vaso e, em seguida, o legume, tempero ou hortaliça que desejar e cubra com a mesma terra para as raízes não fiquem expostas.

Sementes

Hortas caseiras são uma ótima maneira de aliviar o estresse, melhorar a qualidade da alimentação e economizar. Uma infinidade de sementes é adequada para o plantio doméstico como as de legumes, verduras, frutos, temperos e ervas. Aproveite!

Água

É importante regar com frequência, mas quantidade de água necessária vai depender do clima e da região em que você mora. Para saber quando molhar sua hortinha, coloque a mão na terra e confira se está úmida. Se não, está na hora de regar!

fonte: Por Leroy Merlin – Gshow é de casa

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]