O gestor de políticas de Juventude do Estado do Tocantins, Ricardo Ribeirinha, postou uma reflexão com seu posicionamento acerca da situação da juventude no país em meio a estas rebeliões nos presídios. Ele pede união e fala da importância do investimento nas políticas para os jovens.
O texto de Ribeirinha causou repercussão nas redes sociais.g
Veja a íntegra do comentário de Ribeirinha sobre o assunto:
Caros amigos e amigas companheiros de lutas em prol de políticas públicas de Juventude no Brasil !!
Onde iremos parar? Até quando vamos assistir o que está ocorrendo no Brasil? Não se trata somente de Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT e Michel Temer – PMDB as atrocidades e extermínio de jovens no nosso país, precisamos avançar o debate em prol da vida e deixar disputas partidárias de lado neste momento que o país vive a maior crise de identidade da história. Fruto de erros, incompetências e falta de investimentos e políticas públicas de juventude, cultura, esporte ..
Um apagão geral !!!
Em um país que o trabalhador ganha por volta de R$ 800 reais trabalhando honestamente e um presidiário custa em alguns lugares até R$ 5 mil reais sem fazer nada e ainda com ajuda de custo chega a ser assustador!
Não se trata de questionar direitos, mas refletir que tipo de valores passamos as futuras gerações?
É assustador a realidade da Juventude no Brasil;
– Gravidez na Adolescência
– Prostituição Infantil
– Consumo abusivo de Álcool e Drogas
– Bullying
– Evasão Escolar
– Violência Escolar
– Taxa de homicídios com índices vergonhosos e o tráfico de drogas se tornou meio de vida nos rincões do Brasil em cada esquina deste país!
Agora me respondam por gentileza? Quanto $$ temos de recursos para as políticas de juventude, esporte e cultura? Quais os projetos que juntos podemos mudar a vida de milhões de jovens brasileiros? Quando vamos para as trincheiras buscar recursos sem bandeiras partidárias, ideológicas que nos últimos anos nos dividem de maneira vergonhosa? Precisamos voltar a Ser um só Brasil, uma só Juventude e uma só nação!
Sou PMDB, filiado ao PMDB mas convido os meus IRMÃOS (a) brasileiros militantes de Juventude do PT, PSDB, PP .. Negros, Índios, Gay,s, Quilombolas, Feministas, Brancos a nos unirmos em prol da vida!
Golpe! Quer Golpe maior do que mais de 75% do sistema carcerário ser de jovens de 18 a 25 anos? Quer Golpe mais triste que assistir jovens decapitados nos presídios brasileiros?
Quer Golpe mas assustador do que ver os valores dos investimentos em segurança pública; construção de novos presídios, algemas, viaturas na casa do bilhões e as políticas de juventude, cultura e esporte com pires nas mãos atrás de recursos ? ..
Acredito na mudança verdadeira do Brasil .. não sou do tipo quanto pior melhor .. acredito nas boas intenções do atual governo que faço parte, mas sem articulação, diálogo, investimento e uma grande mobilização nacional não temos mudanças ..
O passado passou e fica alguns aprendizados positivos, o presente beira o caos e o futuro não existe e não vai existir .. pois a semente chamada Juventude uma significativa parte esta precisando URGENTE de atenção, investimentos e principalmente Ser ouvida pelo Presidente da República do Brasil o Sr. Michel Temer!
Jovem na escola com educação de qualidade, esporte, cultura e qualificação constrói de fato um futuro seguro e certo de Ordem & Progresso!
Vamos nos unir, dialogar com o Presidente Michel Temer e sugerir investimentos URGENTE em Juventude, Cultura e Lazer para o nosso querido país chamado Brasil!!
Ricardo Ribeirinha
Gestor de Políticas Públicas de Juventude – Tocantins