Dianópolis, na região Sudeste, figura entre as 10 cidades tocantinenses que mais vacina a população contra a Covid19, conforme atualização do sistema de vacinação do governo do estado, nesta sexta-feira, 16 de julho.

A Terra das Dianas está em 9° no ranking estadual dos municípios que mais imunizam contra a Covid19 e é a segunda da região Sudeste com mais pessoas vacinadas.

De acordo com dados do site Integra Saúde Tocantins, do governo do estado, Dianópolis registra 11.154 doses aplicadas entre primeira, segunda e dose única, desde o início da campanha de vacinação, no mês de janeiro, o que configura que 94,14% das doses recebidas já foram aplicadas.

O secretário municipal de saúde, destacou o avanço da vacinação. “Com a chegada de mais doses, estamos conseguindo avançar ainda mais com a aplicação. A vacina é a esperança da retomada da economia e a contenção da circulação do vírus. Dianópolis avança e juntos vamos vencer”, disse Israel Leite.

Os números são atualizados diariamente, e Dianópolis já vem se destacando entre os municípios com os maiores índices percentuais de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Atualmente o município está aplicando a vacina para as pessoas acima de 33 anos sem comorbidades. “Além disso, estamos seguindo com os grupos prioritários. Nossa intenção é seguir baixando a faixa etária e alcançar o maior número de pessoas. Por isso, pedimos para que a população atenda o chamado e procure nossas Unidades de Saúde para receber a vacina”, destacou a enfermeira e coordenadora municipal de vigilância em saúde, Raiane Santana Cardoso.

Com o avanço da vacinação, o município tem também registrado queda nos números de casos ativos da doença. A cidade que já configurou entre as 10 com maior número de pacientes ativos, hoje conta apenas com 61 casos ativos da doença, com apenas 01 paciente hospitalizado. Dianópolis soma 34 mortes por complicações do novo Coronavírus e 1497 pessoas recuperadas.

Ainda segundo a coordenadora, todo resultado é fruto de um trabalho em equipe, onde o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo várias estratégias que otimizam a vacinação. “Além do atendimento em nossas Unidades de Saúde, implantamos o sistema drive thru, tendas itinerantes e vacinação em outros ambientes específicos (empresas, sindicatos, hospital, asilo, quilombos), além dos mutirões nos finais de semana e atendimento em domicílio para pacientes acamados”, frisou Raiane Santana Cardoso.

A coordenadora reforça para que a população entenda a importância de tomar as doses corretas, para garantir assim uma imunização mais eficaz contra a Covid19. “Seguimos orientando para que as pessoas que tomaram a primeira dose, voltem ao posto para receber a segunda dose de acordo com a data marcada em seus cartões. Desta forma, teremos melhor eficácia da vacina e seguiremos com baixa dos casos ativos e no índice de infecção”, finalizou Raiane Santana Cardoso.