No fim da tarde desta sexta-feira, 26, Recém-nascidos que estavam aguardando vagas de UTI no Hospital Maternidade Dona Regina começaram a ser transferidos para um hospital particular em Palmas. As transferências ocorreram após uma decisão da Justiça determinar a requisição dos leitos particulares e dar prazo de 24 horas para o governo do estado transferir os bebês.

A decisão que determinou as transferências é do juiz Frederico Paiva Bandeira de Souza, do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, e foi publicada na manhã desta sexta-feira (26). Segundo o documento, a falta de leitos tem ocorrido devido aumento do fluxo de pacientes internados com sintomas da Covid-19.

A situação

A maior maternidade pública do Tocantins sofre com a falta de leitos de terapia intensiva para bebês recém-nascidos da unidade hospitalar.

A situação foi denunciada pelos próprios funcionários do Hospital e Maternidade Dona Regina, nesta quinta-feira, 25.

Conforme os servidores, o bloco da maternidade onde estão os leitos de UTI e unidades de cuidado intermediário estariam lotados e por conta desse problema, alguns recém-nascidos estariam na fica de espera para iniciar o tratamento intensivo.

O que diz a secretaria

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que foi feita uma requisição judicial autorizando os leitos de UTI neonatal do Hospital Cristo Rei e o hospital tem o prazo de 24h para receber os recém-nascidos, que provavelmente ainda hoje serão encaminhados para a UTI privada.

“A SES esclarece que a unidade está atendendo com sua capacidade máxima, mas que as medidas de prevenção e higienização contra a Covid-19 foram tomadas. Foram colocados avisos nos bancos, orientações sobre o uso de álcool em gel, além de máscaras para os pacientes, assim como todos os servidores da unidade estão fazendo uso de máscara”, diz nota.