Maju Cotrim
(Colaborou: Brener Nunes)

A Gazeta do Cerrado conversou com a prefeita e pré candidata á reeleição na capital, Cínthia Ribeiro sobre as 12 candidaturas na capital, o maior número que a capital já teve.

A gestora será o foco das críticas e questionamentos dos adversários.

“A população de Palmas, 180 poucos mil eleitores. A população nunca teve tanta oferta assim de candidaturas. Nós vamos passar pelo processo democrático como tem que ser, as opções estão aí colocadas. Temos que lembrar também que Palmas é a capital de todos os tocantinenses, aqui temos votos de gente de Tocantínia, temos votos de pessoas que moram em Alvorada, temos voto de Centenário, Recursolândia. Todo mundo tem voto aqui dentro de Palmas”, comentou.

Ele disse ainda: “Não podemos subestimar o poder que tudo isso significa no sentido desses conteúdos do diálogo. Mas esse recorde de candidaturas mostra que cada um está dentro do seu quadradinho, cada um fazendo a política de forma diferente, mas acredito que essa grande diversidade de candidaturas seja um recado que o processo eleitoral está no mandando que devemos conversar mais, convergir ideias, convergir projetos, e pensar em projetos de Estado, e não de Governo. Sinal de maturidade que a Capital adquiriu nesses 31 anos. Essa vai ser a última eleição que Palmas não vai ter um segundo turno, acredito que na próxima eleição já teremos dois turnos. Então, isso mostra que é preciso de amadurecimento na construção dessas candidaturas, num projeto para pensar Palmas nos próximos anos”, disse.

Carlesse

Sobre sua relação com o Governador Mauro Carlesse, Cinthia diz ser excelente. ““Da nossa parte, a relação institucional é excelente. Do ponto de vista de relação política nos ainda não construímos isso. Eu estava em um palanque diferente do palanque do governador. Ele sabe que da minha parte não nenhum tipo de resistência por que nós possamos construir algo em conjunto”, afirmou à Gazeta.

“Nossa relação institucional é muito boa, excelente. Inclusive, nesses últimos encontros pudemos discutir sobre a pauta da COVID. Ele se demonstrou ali prontamente a nos ajudar na construção, inclusive de ações em conjunto”, complementou a prefeita.

Cinthia ainda destaca que Carlesse é um grande agente político. “Ele é um grande agente político. Claro que essa construção dentro do próprio Democratas passa por ele atende, ele também tem sua contribuição. Acabou de sair de um processo eleitoral. Em 2018, ele foi reeleito após passar por uma suplementar e depois por uma eleição ordinária. Claro que a opinião dele acontece de forma madura”, pontuou.

Fator Eduardo Gomes

“Queria que ele fosse o coordenador dessa campanha. Acredito que o senador Eduardo Gomes chegou nesse momento. No primeiro ano de mandato ele fez um trabalho muito importante, e está sendo um grande aliado do Brasil para construir um arranjo junto ao governo federal na forma de tratar os entes. Se eu pudesse lógico que colocaria ele aqui debaixo do braço. Foi e é um braço direito da boa política. Na minha opinião, ele ganhou respeito e carinho pelos líderes históricos do MDB, soube fazer essa leitura de forma inteligente. Ele sabe da importância e da contribuição ele dentro do processo. Soube e entendeu respeitar o momento ali de outros líderes, deu espaço para que tudo isso fosse construído. Para esse processo eleitoral na capital não imagino ele longe da discussão, nem do dia a dia”, disse.