Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A temporada de fortes ventos em Palmas continua. Na manhã desta sexta-feira, 16, o recorde do ano foi quebrado, os ventos já chegaram a 84 km/h, confirmou o professor e meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins), José Luís Cabral, à Gazeta do Cerrado.

Na terça-feira, 06, às rajadas chegaram a atingir mais de 73 km/h na Capital, derrubando árvores e arrancando semáforo que ficou pendurado apenas pelo fio.

Nas redes, internautas comentam os fortes ventos.

(Reprodução Twitter)

(Reprodução Twitter)

(Reprodução Twitter)

Entenda a meteorologia

O meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins) José Luís Cabral, explicou que os ventos estão sendo intensificados por rajadas que vindas da costa brasileira. “Esses ventos que estão vindo vem em altitude e quando entram no continente, interagem com as nossas condições topográficas.

O meteorologista também conta que Palmas tem condições favoráveis à estas intensificações. “Em Palmas, temos condições topográficas que favorecem a intensificação dessas rajadas de vento. Estamos numa região praticamente de vale. Onde temos as Serras Gerais e a Serra do Estrondo que facilitam a intensificação”, afirmou.

“Um ponto muito importante é a gente associar essa forte massa de ar quente e seca, ou seja, um sistema de alta pressão que atual na região central do país associado a outros fenômenos metrológicos na alta atmosfera contribui com o aumento da velocidade do vento na nossa região”, complementa José Luís.