Os 11.294 votos do povo portuense conduziram Ronivon Maciel à cadeira de Prefeito de Porto Nacional junto com seu vice Joaquim do Luzimangues, fato marcado pela solenidade de posse que aconteceu nessa sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Vicente Alves de Oliveira, na orla da cidade. Um momento histórico para o prefeito eleito, já que recentemente soube que seu saudoso pai um dia mencionou que ‘seu filho um dia seria prefeito dessa cidade’. A posse foi transmitida pela TVN no canal 29.1 e, também, pelo Facebook TVN 29.1.
A entrada foi restrita aos vereadores e alguns poucos familiares, equipe técnica do legislativo municipal, cerimonial, imprensa e as famílias do prefeito e vice-prefeito. Todos os presentes estavam de máscara, poltronas intercaladas e álcool gel disponibilizado.
O vereador mais votado, Tony Márcio, abriu a sessão solene e convocou todos os vereadores eleitos para que compusessem o palco de honra. Em seguida, Ronivon Maciel e sua esposa Keila desceram a rampa do Centro de Convenções sob fortes aplausos e gritos de vitória. A emoção tomou conta. O casal é simples, humilde e muito querido na cidade.
A “faixa prefeital” foi conduzida ao palco de honra pelo filho de Ronivon Maciel, Luís Gustavo e esta foi entregue ao vereador Tony Márcio que a colocou no mais novo prefeito de Porto Nacional. O público, de pés, aplaudiu fervorosamente, indo ao delírio com gritos de merecimento.
Em seguida, em seu discurso, Ronivon falou algumas passagens bíblicas importantes às quais remetem aos dias de hoje. Ele ainda disse que a nova gestão representará todos, sem preconceito, perseguição, mágoa ou qualquer sentimento negativo, especialmente os mais pobres.
“Vou zelar pelo dinheiro público. Estou feliz, tranquilo, motivado, certo de que farei o melhor do jeito certo, ouvindo com paciência, agindo com sabedoria e, acima de tudo, colocando meu coração ao lado da razão, para que tudo melhore em nossa cidade, “ disse.
“Me sinto preparado para cada muro que vou escalar e cada obstáculo que vou encontrar. Sou fruto da esperança de muitas pessoas, que há anos não se sentem contempladas por uma gestão municipal. Peço paciência e compreensão a todos, porque não é do dia para a noite que tudo muda. Aqui iniciamos um grande passo que irá surtir efeito ao longo do tempo, “ destacou Ronivon.
“Meus primeiros atos como prefeito serão a redução de gastos e revisão de contratos com fornecedores. Não aceitarei irregularidades, fiscalizarei pessoalmente cada secretário, obras, compras, ações, demandas, problemas, e buscarei solução com a máxima rapidez que puder. Não permitirei corrupção em nosso governo! “, enfatizou o Prefeito.
“Investiremos em inovação, para que se tenha mais transparência, oportunizando ao povo o direito de saber o que arrecadamos e como está sendo gasto. Uma reforma administrativa já está sendo preparada, para darmos mais agilidade e economia nas ações, “comentou.
Ronivon disse, ainda, sobre o diálogo a respeito do PreviPorto, progressões, e que investirá mais na saúde para combater a Covid-19, implementará mais especialidades médicas, e aproximará o atendimento do cidadão.
Na educação haverá um novo modelo chamado ‘híbrido’, onde os alunos terão aulas presenciais e online, através de investimentos em computadores e internet.
Na assistência social haverá um cuidado mais que especial com as mulheres, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social.
O Prefeito garantiu, também, a implantação efetiva do Parque Industrial de Porto Nacional, com água, iluminação, asfalto e segurança. Um marco no Brasil.
“E em Luzimangues faremos um pólo logístico e de cargas, que será referência em todo o país, destacou satisfeito o agora prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.
O senador Irajá Abreu; o deputado Valdemar Júnior; a primeira-dama da Assembléia Legislativa, Virgínia Andrade, representou o presente da AL, deputado Antonio Andrade; e o presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Edson Cabral de Oliveira, representou o governador Mauro Carlesse prestigiaram a posse.