Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case) participaram na sexta-feira, 26, da peneira de futebol do time Canaã. A peneira, que ocorreu no Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, foi promovida por meio da Igreja Universal.
Durante a ação, olheiros observaram o desempenho dos jogadores, que serão notificados caso sejam aprovados na seleção. Os adolescentes M.S. e W.P.L. participaram da competição e tiveram a oportunidade de se integrar com os demais jovens e mostrar as habilidades em campo.
Para o diretor do Case, Dariêx Damaceno Carneiro Maia, a integração dos adolescentes com atividades esportivas promove maior motivação para os mesmos em relação à ressocialização. “No caso específico do Case, a participação nessa ação é importante para a motivação do adolescente à reintegração social, assim como ao distanciamento de condutas ilícitas, tais como o uso de drogas e outras práticas socialmente nocivas”, ressaltou.
O gestor do Case afirma que o Estado deve continuar promovendo ações como essa, pois são oportunidades de reintegração dos adolescentes. “É interessante que Estado e suas entidades cooperem com os adolescentes sob sua tutela, na medida do possível, mostrando-lhes bons horizontes e possibilidades para o seu ingresso numa vida socialmente mais saudável, fora da infração e do crime”, comentou.
O educador físico Elton Raimundo de Moura Melo, que também acompanhou os adolescentes do Case durante a peneira, destacou que a integração deles com outros jovens é valiosa tanto para prática desportiva quanto para reinserção social. “A partir dessa integração com outros adolescentes, os socioeducandos têm uma oportunidade de conhecer novos caminhos para seguir. Por meio do esporte, eles encontram uma chance de mudar”, afirmou.
Fonte: Ascom Seciju
___________________________________________________________________