No Banner to display

Saiba como práticas sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente

Por Lucas Eurilio | 10/06/2020

Última atualização em 10/06/2020 13:44

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Adotar práticas sustentáveis no dia a dia é extremamente importante para preservação ambiental. São vários hábitos que podem trazer benefícios para o planeta e acabam refletindo na melhoria da qualidade de vida de todos. Dentre essas práticas sustentáveis estão a reciclagem de resíduos sólidos e a compostagem.

No último dia 05 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e durante todo o mês a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai interagir nas redes sociais da instituição sobre os hábitos que os seguidores têm adotado para contribuir com a preservação do meio ambiente.

A agrônoma e professora do Instituto Federal do Tocantins Ana Paula Chiaverini participou através do instagram da Semarh e destacou a importância de reciclar o lixo. “Não faz sentido jogar uma embalagem plástica fora que demora centenas de anos para se decompor, se essa mesma embalagem pode ser reaproveitada. Essa é a consciência ambiental que devemos estimular”, pontuou. Ana Paula ainda ressalta que “muitas pessoas colocam o lixo para fora de casa e acreditam que ele não é mais um problema, mas na verdade é sim, principalmente se moram em um local sem aterro sanitário”.

Em tempos de pandemia é necessário cuidado redobrado a fim de evitar a transmissão do Coronavírus (Covid-19). Quem não apresentar nenhum sintoma do vírus pode separar o lixo normalmente como de costume. No caso de pessoas que apresentam sintomas ou já tiveram diagnóstico positivo precisam redobrar os cuidados. É preciso fazer o acondicionamento do resíduo em sacos duplos e descartar em lixo comum, a fim de reduzir a possibilidade de contaminação.

Outra prática que auxilia na redução de resíduos no meio ambiente é a compostagem, que consiste em técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. O fotógrafo Fernando Alves destaca que realiza compostagem há pelo menos cinco anos e que “além do aproveitamento na produção de adubo para as plantas, através dessa prática, também é possível tirar pelo menos 30% dos resíduos que seriam destinados aos aterros sanitários”.

Os interessados ainda podem compartilhar com a Semarh suas práticas sustentáveis através das redes sociais: Instagram: @meioambientetocantins, Twitter: @meioambienteto, Linkedin: Semarh Tocantins, Facebook: Meio Ambiente Tocantins e pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Ascom Semarh

#SóNaGazeta
#Tocantins
#Reciclagem
#MeioAmbiente

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]