A PSafe emitiu um alerta sobre um novo crime virtual que está sendo chamado de “Golpe do Auxílio Brasil”. Na última semana, a empresa de cibersegurança afirmou que identificou mais 140 mil tentativas de golpe, algo em torno de 20 mil casos por dia.

O golpe utiliza o nome do programa “Auxílio Brasil”, do Governo Federal, prometendo benefícios instantâneos de até R$ 2.500. Para atrair as vítimas, é utilizado o conhecido método de “phishing”, por meio de sites oferecendo o falso benefício.

De acordo com a PSafe, esses sites fraudulentos também incluem um botão para compartilhar, o que ajuda a acelerar a propagação do golpe mais facilmente. O golpe consiste no usuário compartilhar o link do benefício para 7 contatos ou 5 grupos no WhatsApp. Em seguida, o usuário precisa informar dados como nome completo, CPF, data de nascimento, além da chave PIX para receber o valor.

Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para aplicar novos golpes contra as vítimas. “Um agravante no caso do phishing é que a pessoa pode não se dar conta no momento do golpe que foi uma vítima. Isso porque eles coletam os dados para serem utilizados posteriormente, então a pessoa pode demorar meses para saber e, mesmo assim, nem se lembrará que pode ter relação com um cadastro fraudulento”, destaca Emilio Simoni, executivo-chefe de Segurança da PSafe.

Como se proteger do “Golpe do Auxílio Brasil”?

Vale ressaltar que, para receber o “Auxílio Brasil”, os beneficiários precisam estar cadastrados no “Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal”, que só pode ser realizado de forma presencial nas prefeituras de cada município. Dessa forma, desconfie de qualquer site que prometa a oferta do benefício de forma rápida e online.

Geralmente, as pessoas recebem o link do golpe por meio do WhatsApp, SMS, e-mail ou mesmo em perfis nas redes sociais. Assim como em outros golpes do tipo, nunca clique, compartilhe ou informe seus dados sem antes saber se um site é legítimo ou não.

A recomendação é instalar aplicativos antivírus com a função phishing, para bloquear automaticamente quaisquer links maliciosos. Além disso, duvide de supostas ofertas e promoções boas demais para serem verdade.