Palmas comemora 32 anos de criação nesta quinta-feira (20). A capital mais nova do país está em uma fase mais flexível das medidas de prevenção ao cornavírus e por isso a maior parte dos espaços públicos está liberada para a população. Veja os serviços que vão funcionar e se for sair de casa observe sempre as medidas de combate a pandemia.

A prefeitura ainda não informou se haverá alguma comemoração ao aniversário da capital, ainda que simbólica.

Órgãos públicos municipais

 

As repartições públicas municipais estarão fechadas, com exceção dos serviços essenciais, como as UPAs, unidades sentinelas para atendimento de casos suspeitos coronavírus e a fiscalização de trânsito e medidas de prevenção a pandemia, por exemplo.

Também foi decretado ponto facultativo na sexta-feira (21), por isso os serviços não essenciais só devem ser retomados na próxima semana.

Mesmo no feriado, segundo o município, haverá vacinação contra o coronavírus em vários locais da capital.

Órgãos públicos estaduais

 

No Governo do Tocantins apenas os serviços essenciais, como hospitais e policiamento, seguem funcionando sem alteração. O expediente das repartições estaduais volta na sexta-feira (21). Nos demais municípios o atendimento segue normalmente.

Comércio em geral

 

O comércio deve permanecer fechado nesta quinta-feira (20). De acordo com a convenção coletiva de trabalho que está em vigor até outubro deste ano, o funcionamento está proibido na data em que se comemora o aniversário de cada cidade.

A Fecomércio Tocantins disponibiliza um telefone para tirar dúvidas dos empresários sobre convenções coletivas, feriados, jornada de trabalho, piso salarial, entre outros assuntos.

Parques e praças

 

Parques, praças e outros espaços públicos foram reabertos na cidade desde a publicação do novo decreto de flexibilização, com exceção dos píeres e das faixas de areia das praias, que devem seguir fechados.

Shoppings

 

No Palmas Shopping, na região central de Palmas, todo o shopping vai funcionar 12h às 22h, tanto a praça de alimentação como as lojas.

No Capim Dourado Shopping, na região norte da cidade, a praça de alimentação funcionará do meio-dia até às 20h. Quiosques e lojas ficarão abertos das 14h até às 20h.

Supermercados

 

Confira o funcionamento de alguns dos principais supermercados da cidade:

  • Rede Big – todas as lojas: 6h30 às 22h
  • Assai Atacadista – 7h às 22h
  • Quartetto – Todas as lojas: 6h30 às 22h
  • Mercado & Cia (no Capim Dourado): 9h às 22h

 

Correios

 

Os Correios informaram que as agências de atendimento localizadas na Capital estarão fechadas e não haverá serviço de entrega de correspondências e encomendas. Na sexta-feira (21), todos os serviços estarão disponíveis.

Bancos

 

As agências bancárias em Palmas não abrirão nesta quinta-feira. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Font – G1 TO