Saiba quais alimentos e vitaminas atuam no combate à acne

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 30/07/2019

Última atualização em 30/07/2019 16:17

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Boa pele e cabelos saudáveis podem ser resultado de uma mistura de processos. Mas longe dos cosméticos, você se atenta para tratar possíveis incômodos corporais por meio da alimentação? Para quem sofre com acne, a estratégia pode ser a chave para eliminar o problema e reduzir o uso de produtos agressivos, como os ácidos. Para isso, listamos alguns nutrientes que devem entrar na sua rotina para aliviar as espinhas e cravos.

Vale lembrar que a suplementação deve ser prescrita por um médico ou especialista legalizado. Além disso, a natureza possui ótima biodisponibilidade em alimentos saudáveis que te ajudarão no tratamento da pele.

1. Zinco
A acne é uma inflamação. Por isso, nutrientes que ajudem a combater infecções bacterianas são uma mão na roda. No caso do zinco, seu poder anti-inflamatório combate no aparecimento das espinhas. Presente em peixe, frango, ovos, ostras, castanhas, nozes e amêndoas, o mineral foi estudado por pesquisadores da Universidade Miller, de Miami, nos EUA, e pelo serviço de dermatologia do hospital Miami VA. A pesquisa avaliou a ação do mineral para a saúde da derme e o definiu como “uma alternativa promissora para outros tratamentos de acne, devido a seu baixo custo, eficiência e ausência de efeitos colaterais”.

2. Ômega-3
O ômega-3 é um ácido graxo presente em peixes, como salmão e sardinha, e em algumas sementes, como chia e linhaça. Apesar de muitos associarem a oleosidade da pele a uma alimentação gordurosa, o ômega-3 é importante no balanço dos lipídeos bons no nosso corpo.

Ainda mais, um estudo realizado pelo departamento de dermatologia do Hospital Universitário de Seoul, na Coreia do Sul, avaliou a eficácia no nutriente em pacientes que sofriam de acne moderada e agressiva. Dividindo os 45 participantes em dois grupos, ambos seguiam uma dieta prescrita, mas um deles consumia o ômega-3 e ácido linoleico (ômega-6) em doses suplementares. Depois de 10 semanas, o grupo que tomava os nutrientes todos os dias tiveram as lesões da derme e aparecimento de acne reduzidos significantemente.

3. Vitamina E
Potente antioxidante, a vitamina E auxilia a manter a pele iluminada e hidratada, uma vez que desempenha papel chave na emissão de alguns hormônios. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Afyon Kocatepe, na Turquia, analisou grupos de indivíduos com diferentes níveis de acne, de suave à severa, e concluiu que os indivíduos que sofriam com o problema de forma mais intensa tinham os níveis de zinco e vitamina E reduzidos, quando comparados àqueles que tinham a derme livre de muitas espinhas e cravos. A biodisponibilidae dessa vitamina é maior em oleagionosas e sementes, como gérmen de trigo, semente de girassol, amêndoa, amendoim e avelã.

4. Probióticos e prebióticos
A saúde do intestino é essencial para o funcionamento do corpo todo. Isso pois quando as bactérias do nosso sistema digestivo estão saudáveis, há uma maior neutralização o estresse oxidativo e modulação da inflamação. No ramo da ciência, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual Downstate de Nova York (SUNY), da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, e da clínica Genuine Health, comprovou que uma microbiota intestinal saudável pode livrar a pele da acne uma vez que ajuda no combate a radicais livres e substâncias inflamatórias no organismo. Para consumí-los, aposte nos fermentados, como kombucha e kefir.

5. Vitamina A
Presente em muitos cosméticos, o retinol é um derivado da vitamina A que também ajuda a reduzir a inflamação na pele e prevenir o aparecimento de poros. Um estudo feito por uma pesquisadora da Universidade Centro Clínico de Pristina, no Kosovo, aponta que o consumo oral de vitamina A apresenta redução na presença de acne a longo prazo. Mas atenção, o excesso do nutriente pode deixar a  derme seca e mais sensível ao sol.

Dentre os alimentos, ela está presente em queijos claros, ovos, batata-doce, manga, mamão, damasco, leite e cenoura.

fonte: Casa & Jardim

 

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