Saiba quais são as maiores festas juninas do Brasil

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 07/06/2019

Última atualização em 26/08/2019 14:29

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Regado a comida típica, forró e muito folclore, o mês de junho é marcado pelas tradicionalíssimas festas de celebração dos principais santos juninos: Santo Antônio, São Pedro, São João e São Paulo.

Veja nas fotos abaixo quais são as principais celebrações juninas do Brasil.

Festa junina de São João de Caruaru (Pernambuco)

Disputa com Campina Grande (PB) o título de maior festa de São João do Mundo. Quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, comida típica e desfiles lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro, e o bairro Alto do Moura. Começa em maio e vai até o final de junho.

Bumba Meu Boi, São Luís

Durante o mês de junho, cerca de 250 grupos folclóricos invadem as ruas da capital e divertem-se ao redor do boi colorido na festa do Bumba Meu Boi Durante o mês de junho, cerca de 250 grupos folclóricos invadem as ruas da capital e divertem-se ao redor do boi colorido na festa do Bumba Meu Boi (Divulgação/Divulgação)

É a festa mais tradicional do folclore maranhense. A partir do dia de Santo Antônio (13 de junho) até o dia 30 do mesmo mês (dia de São Marçal), grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas de São Luís para contar a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os grupos se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos.

 

São João, Aracaju

Os festejos de São João em Aracaju, Sergipe Os festejos de São João em Aracaju (SE) se dividem em três espaços: na Praça Hilton Lopes (foto), no Teatro Atheneu e na Orla de Atalaia (Marcio Dantas/Reprodução)

Em junho o som da sanfona e da zabumba tomam conta do centro e da orla de Aracaju. No centro acontece o Forró Caju, com apresentações de grandes nomes da música brasileira artistas regionais, e na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, uma cidade cenográfica imita uma vila no interior.

 

Festa de São João em Campina Grande (PB)

Festa de São João em Campina Grande (PB) Toneladas de fogos de artifício são estouradas nos principais dias da festa em Campina Grande (PB): na abertura, na noite do dia 23 de junho (véspera de São João) e no encerramento do evento (Cesar di Casario/Reprodução)

Conhecida como o “maior São João do Mundo”, a festa ocupa o espaço da grandiosa Praça Parque do Povo. O evento conta com palcos de forró, quadrilhas e shows. A festa acontece do dia 6 de junho até o dia 6 de julho. O dia de São João, 24 de junho, é quando a festa tem mais movimento.

 

Encontro Nacional de Folguedos, Teresina

Encontro Nacional de Folguedos, Teresina

Acontece na segunda quinzena de junho. Apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, comidas típicas e oficinas agitam os palcos montados especialmente para o Festival em Teresina.

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]